Fitoterapia – propriedades medicinais das plantas
Fitoterapia é o método de tratamento através das plantas medicinais. Consiste no mais antigo método de medicina que se conhece, pois o homem sempre fez uso de ervas na tentativa de curar os mais diversos males.
As plantas medicinais constituem a principal fonte de matéria-prima para a produção de muitos remédios alopáticos e homeopáticos.
Numa análise mais apurada, percebe-se que a terapêutica baseada no emprego de ervas pode ser tanto homeopática como alopática e mesmo isoterápica – tudo dependendo de como o agente medicamentoso é preparado.
Muitas das drogas conhecidas são extraídas das plantas medicinais. Mais de 80% dos remédios de farmácia tiveram sua origem antes no reino vegetal, para depois serem sintetizados. O princípio ativo, contudo, é apenas um dos fatores dentre os vários que participam dos efeitos dos vegetais, pois, uma planta é composta por um conjunto de fatores responsáveis pelos seus efeitos.
Baseados em antigos ensinamentos e em modernas experimentações, sabe-se que as plantas possuem outras propriedades além das inerentes aos seus compostos químicos, como por exemplo: a energia estrutural intrínseca de cada erva; suas características morfológicas; a importância do momento em que é colhida; tudo isso influi nas suas atividades e ações farmacológicas, além de muitos atributos e propriedades ainda desconhecidos pela maioria das pessoas, como a fase da lua, a estação do ano, entre outros.
Esses argumentos mostram que quando se aplica determinado tratamento à base de ervas e este não produz resultados esperados, pode ser que ela não tenha sido bem escolhida ou ministrada, uma vez que é ampla e complexa a ciência da sua seleção.
A moderna farmacologia, que utiliza apenas o princípio ativo dos vegetais, poderia ampliar os resultados terapêuticos se fizesse identificação desses fatores e os conhecesse de forma mais profunda – e poderia extrair dos vegetais um potencial terapêutico bem maior.
As principais indicações fitoterápicas apresentam-se sob a forma de chás, por ser o modo mais comum de ministrar uma planta medicinal.
Texto extraído de:
“Cuide de você e tenha mais qualidade de vida Vol.II – Rômulo B. Rodrigues – Editora: Clube de Autores
Trabalha com Reflexologia, Reiki, Massagem, Florais, Aconselhamento Terapêutico, Técnicas de Relaxamento, Hipnose, Regressão, Terapia de Vidas Passadas e Numerologia, com experiência no ramo há mais de 20 anos. . .
Facebook: romuloborgesrodrigues
Twitter: @_arahat
-
Música ao deitar – sintonia no equilíbrio e na saúde.
Hoje, se for preciso, vá deitar um pouquinho mais cedo para preparar-se para […]
-
Casais sem estresse – abraçam, beijam e relevam!
O relacionamento amoroso é cercado de ótimos momentos e traz um colorido diferente […]
-
Figo: histórico, saudável e versátil
Nos meses de janeiro a março é quando você pode aproveitar a época […]