Fitoterapia – propriedades medicinais das plantas

Fitoterapia é o método de tratamento através das plantas medicinais. Consiste no mais antigo método de medicina que se conhece, pois o homem sempre fez uso de ervas na tentativa de curar os mais diversos males.

As plantas medicinais constituem a principal fonte de matéria-prima para a produção de muitos remédios alopáticos e homeopáticos.

Numa análise mais apurada, percebe-se que a terapêutica baseada no emprego de ervas pode ser tanto homeopática como alopática e mesmo isoterápica – tudo dependendo de como o agente medicamentoso é preparado.

Muitas das drogas conhecidas são extraídas das plantas medicinais. Mais de 80% dos remédios de farmácia tiveram sua origem antes no reino vegetal, para depois serem sintetizados. O princípio ativo, contudo, é apenas um dos fatores dentre os vários que participam dos efeitos dos vegetais, pois, uma planta é composta por um conjunto de fatores responsáveis pelos seus efeitos.

Baseados em antigos ensinamentos e em modernas experimentações, sabe-se que as plantas possuem outras propriedades além das inerentes aos seus compostos químicos, como por exemplo: a energia estrutural intrínseca de cada erva; suas características morfológicas; a importância do momento em que é colhida; tudo isso influi nas suas atividades e ações farmacológicas, além de muitos atributos e propriedades ainda desconhecidos pela maioria das pessoas, como a fase da lua, a estação do ano, entre outros.

Esses argumentos mostram que quando se aplica determinado tratamento à base de ervas e este não produz resultados esperados, pode ser que ela não tenha sido bem escolhida ou ministrada, uma vez que é ampla e complexa a ciência da sua seleção.

A moderna farmacologia, que utiliza apenas o princípio ativo dos vegetais, poderia ampliar os resultados terapêuticos se fizesse identificação desses fatores e os conhecesse de forma mais profunda – e poderia extrair dos vegetais um potencial terapêutico bem maior.

As principais indicações fitoterápicas apresentam-se sob a forma de chás, por ser o modo mais comum de ministrar uma planta medicinal.

Texto extraído de:

“Cuide de você e tenha mais qualidade de vida Vol.II – Rômulo B. Rodrigues – Editora: Clube de Autores

Trabalha com Reflexologia, Reiki, Massagem, Florais, Aconselhamento Terapêutico, Técnicas de Relaxamento, Hipnose, Regressão, Terapia de Vidas Passadas e Numerologia, com experiência no ramo há mais de 20 anos. . .

Facebook: romuloborgesrodrigues  

Twitter: @_arahat

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta