Figo: histórico, saudável e versátil

várias frutas de figo

Nos meses de janeiro a março é quando você pode aproveitar a época dos figos e desfrutar desta fruta saudável e versátil.

Os Figos tem uma longa história, com menções na Bíblia (como por exemplo, a folha da figueira utilizada por Adão para cobrir sua nudez) e outros escritos antigos. Eles foram reverenciados em Roma antiga, onde eram considerados frutos sagrados. Podem ser consumidos sozinhos, em pratos salgados, saladas, transformados em geléia e doces e também podem ser encontrados secos e em compotas.

Alguns benefícios de consumir figo

Os figos são ricos em vitaminas e antioxidantes, são uma boa fonte de cálcio e potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial, e boa fonte de fibra dietética com efeito positivo no controle e gerenciamento de peso. Figos também contêm prebióticos, que auxiliam as boas bactérias pré-existentes no intestino, melhorando o bem-estar digestivo.

E, quanto as folha da figueira?

Em algumas culturas elas fazem parte comum do menu. As folhas da figueira têm propriedades antidiabéticas e pode efetivamente reduzir a quantidade de insulina necessária. O chá das folhas contém grande parte dos benefícios da fruta e também é considerado ótimo para asma e problemas respiratórios.

Mas uma dica importante sobre esta fruta: ela contém oxalatos, o que significa que comer em quantidades excessivas pode ter um efeito laxante e por isso devem ser apreciados com moderação.

Dica: figos frescos são mais perecíveis e devem ser comprados apenas um ou dois dias antes de quando você está pensando em comê-los.

Smoothie de figo

Ingredientes:

– 2 pequenos pêssegos, sem caroço

– 4 grandes figos grandes

– 1/2 colher (de chá) de extrato de baunilha

– 3 xícaras de espinafre fresco (ou escarola ou alface)

– 240ml de água filtrada

Modo de preparar:

Coloque no liquidificador os ingredientes líquidos, seguido das frutas. Bata um pouco. Em seguida adicione as verduras e bata até ficar espumoso. Consuma logo em seguida.

Por BCires – Fontes: www.bbcgoodfood.com / www.incrediblesmoothies.com / www.whfoods.com

Obs: Esta matéria é meramente informativa e não substitui o acompanhamento e orientação de um médico ou profissional da área.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta