Água – quanto e como beber

Muito se ouve falar da água e a importância do seu consumo. Mas você sabe por que deve beber água? Sabe quanto é a necessidade para cada pessoa? Ao contrário do que muitos pensam, os 2 litros por dia são uma medida genérica, pois há uma quantidade ideal para cada um.

Nesta fase pós festas, tantos eventos e até mesmo “comilanças”, o consumo da bendita água é mais do que fundamental: ela é a substância que mais auxilia o corpo nos processos de desintoxicação.

Aproximadamente 40% das toxinas do organismo são eliminadas pela urina (isto apenas ocorre com níveis de hidratação adequados, caso contrário as toxinas ficam acumuladas nos rins sem terem água suficientes para sairem); outros 40% pelas fezes, e que por sua vez são compostas em 60% de água, senão também não conseguem ser formadas (a maior causa de “intestino preso” é por desidratação); e dos 20% restantes das toxinas nós eliminamos pelo suor e pelas lágrimas, ou seja, somos dependentes de água!

Peso (kg) X 0,045

Obs: isto não inclui água durante a atividade física, que é essencial e deve ser consumida em grande quantidade.

E muito importante: nunca deve ser tomada apenas de uma vez ou com pouca frequência. A forma ideal para ativarmos todas as suas funções no organismo é através de pequenos goles ao longo do dia, e NUNCA durante as refeições! Nenhum líquido deve ser consumido durante a refeição, caso contrário, atrapalhamos todo o processo digestivo. Consuma 10 minutos antes de se alimentar ou 2 horas após a refeição.

Então, todas as dietas detox, sucos e sopas, são excelentes e fundamentais quando se estabelece um tratamento, porém, a maior substância detoxificante está ao alcance de todos e podemos começar agora a limpar o nosso corpo e voltar a ativá-lo como deve ser.

Beba sem moderação!

Responsável pelo Wellness and Health Center do Buddha Spa Ibirapuera

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine…

Imagens: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta