Exercícios em dias frios – cuide-se!

O exercício físico, bem como alimentação equilibrada, são essenciais em qualquer estilo de vida saudável, independentemente da época do ano, ajudando a gerenciar melhor o seu peso e manter seu corpo em forma.

A prática regular de exercícios fará você se sentir mais energético, o que deve tornar um pouco mais fácil a árdua tarefa de sair da cama quente, para enfrentar um dia frio com clima de inverno.

A prática de atividades físicas propicia o fortalecimento das defesas do seu corpo, pois o exercício moderado fortalece o sistema imunológico, reduzindo assim o risco de resfriados. Recomenda-se que os adultos devam ter como objetivo fazer um mínimo de 30 minutos de atividade física, pelo menos cinco vezes por semana.

E como fazer para conseguir ter tal disciplina esportiva?

Como qualquer atividade, quanto mais prazerosa for, mais vontade teremos de fazer. Assim, primeiramente devemos escolher uma atividade na qual sintamos prazer em realizá-la. Se você ainda não possui uma, esta na hora de tentar algo novo, como dançar salsa, natação, aulas de fitness, ou alguma outra coisa. Além disto, encontrar atividades que estejam próximas à sua casa ou realizá-las com amigos, diminuem a probabilidade de faltar nas mesmas, pois são fatores incentivadores.

Se você está começando um novo regime de exercício, o ideal é que procure primeiramente fazer uma avaliação médica para ver em qual situção encontra-se seu corpo, além de seguir as orientações de um de um profissional de educação física. Independente do tipo de exercício, a realização de um pré-aquecimento de no mínimo 10 minutos, juntamente com o alongamento são essenciais. A carga de exercícios deverá ser aumentada gradativamente, para que não ocorra exageros. Todas estas práticas promoverão a diminuição do risco de possíveis lesões musculares ou algum outro problema.

O frio também não significa parar de fazer atividades ao ar livre. Dar uma longa caminhada no fim de semana ou fazer um passeio de bicicleta sem dúvida é válido. O uso de roupas leves, como calça e casaco de moletom, possibilitam a proteção contra o frio, impedem o processo de transpiração, controle do aumento excessivo de temperatura corporal, e evitam os efeitos indesejados da baixa temperatura ambiente. É importante agasalhar a cabeça, com uma touca ou capuz, pois uma grande quantidade escapa por tal região.

Se você está se exercitando após o anoitecer, sempre informe a alguém onde você está indo, além de manter-se em áreas bem iluminadas e usar roupas brilhantes e reflexiva. Porém se estiver muita chuva ou frio lá fora, é melhor não apelar. Uma boa alternativa é experimentar colocar um vídeo de fitness no YouTube e experimentar alguns exercícios em casa, assim prevenindo o sedentarismo e a ansiedade, as quais tem como resultado o aumento da ingestão de alimentos calóricos e consequentemente ganho de peso, sendo ainda mais difícil e demorada sua posterior perda e restabelecimento da condição física saudável.

 Por: Eliana Malízia

www.acelerada.com.br

Personal Trainer,  com especialização em preparação física . . .

Imagem: cc Flickr Antony Mayfield

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta