Saúde mental e negócios: Empresas que promovem bem-estar dos colaboradores têm destaque no mercado

Empresas e Negócios

Empresas que investem no bem-estar dos colaboradores possuem grande diferencial em relação às demais e têm destaque no mercado, afinal, colaboradores saudáveis e satisfeitos tendem a ser mais produtivos. É o que mostra um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia. Segundo a pesquisa, trabalhadores felizes são 31% mais produtivos, com o triplo de capacidade criativa e capazes de vender 37% a mais.

Para Simone Benassi, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Buddha Spa, a iniciativa gera benefícios não só para o profissional, como também para a empresa. “Isso deixa o colaborador mais engajado e motivado, o que contribui com os resultados da organização na qual ele atua”, afirma.

A importância do bem-estar dos colaboradores se tornou prioridade em grandes corporações. De acordo com pesquisa feita pelo Top Employers Institute, 76% das melhores empresas globais se preocupam com o nível de estresse, carga de trabalho e qualidade de vida de seus funcionários.

Proporcionar qualidade de vida no ambiente de trabalho gera inúmeros benefícios. Veja abaixo os cinco principais resultados que podem ser alcançados quando se tem uma cultura de bem-estar instalada:

Redução do absenteísmo

mulher absenteísmo

No mundo corporativo, o absenteísmo está ligado à ausência do profissional no ambiente de trabalho, seja por algumas horas ou dias. Um funcionário saudável, disposto e satisfeito com seu trabalho, fica motivado a trabalhar e a não se ausentar.

Diminuição do presenteísmo

Uma forma de ausência, na qual o colaborador está fisicamente presente no ambiente de trabalho, porém não consegue se dedicar completamente às suas tarefas.

Maior retenção de talentos e queda de turnover

Uma equipe talentosa e motivada representa um grande diferencial competitivo para a empresa e abre possibilidades para que gestores construam um time de alta performance. Para isso, é preciso investir no bem-estar, pois segundo a GPTW (Great Place to Work), três em cada dez colaboradores afirmam que a qualidade de vida é o principal motivo que os fazem continuar em uma organização.

Melhora do clima organizacional

Uma organização saudável está em constante alinhamento e produzindo com eficiência. Ações que promovem bem-estar, como ginástica laboral, rodas de conversas, massagens – grandes aliadas contra o estresse – entre outras ações, têm a capacidade de contribuir para um clima organizacional mais saudável e equilibrado.

Redução de acidentes de trabalho

O Observatório Digital de Segurança mostrou que, no período de 2012 a 2018, o Brasil registrou um óbito por acidente de trabalho a cada 3 hora e 40 minutos. Um dos vários fatores é a falta de atenção causada pelo excesso de estresse. O investimento em ações que promovam saúde emocional, física, social ou econômica só tende a contribuir para uma melhor performance no trabalho, assim como reduzir as chances de erros e prevenir acidentes de trabalho.

Assegurar a saúde mental e física do profissional vai além da remuneração e de um bom ambiente de trabalho. O investimento em algumas práticas, como serviços de bem-estar e relaxamento, ajuda a potencializar a sensação de bem-estar geral do colaborador dentro e fora do ambiente corporativo.

O Buddha Spa é a marca líder no segmento de spas urbanos no Brasil e dispõe de um amplo menu de serviços focados em bem-estar e qualidade de vida. Possuímos parcerias com empresas, que inclui cupons de benefícios exclusivos para compras no site, assim como vendas em lote com condições especiais.

Acesse nossa página de serviços e confira todas as experiências de bem-estar.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta