Aveia – eficácia em tratamentos caseiros de beleza

Planta originária da Europa Oriental, a avena sativa foi desenvolvida a partir de aveias selvagens. Hoje ela é cultivada em todo o mundo, devido à sua ampla utilização na culinária. Em sua rica composição encontramos proteínas, glicídios, lipídios, fibras, vitamina B1, vitamina B2, maltose, enzimas, carotenos, amido, ácido salicílico e sais minerais como sódio, ferro, cálcio e ferro.

Apesar de ser utilizada há séculos como um agente de limpeza e suavizante para qualquer tipo de pele, pesquisas na área da fitoterapia comprovaram a eficácia da aveia em tratamentos de beleza, assim como na saúde, devido às suas diversas propriedades, entre elas calmante, emoliente, tônica e cicatrizante. É sua composição rica em hormônios vegetais que garante à pele uma renovação celular. Quando ingerida como alimento é uma forte aliada aos hábitos saudáveis que ajudam a prolongar a vida. Especialmente para as mulheres, pode ser utilizada também para amenizar os problemas hormonais da menopausa.

Aprenda hoje duas receitas muito fáceis de fazer e com resultados maravilhosos.

MÁSCARA ENZIMÁTICA

Indicada principalmente para a chegada do inverno, provoca escamação da pele, colaborando na renovação celular. Os tratamentos mais modernos na área de beleza procuram substituir os ácidos, que podem a longo prazo provocar lesões na pele, por substâncias mais naturais como a bromelina, encontrada no Abacaxi e a papaína, encontrada no Mamão Papaia. Estes componentes garantem uma esfoliação mais suave e sem danos que, anexada às propriedades da aveia, resultam em um tratamento muito eficaz.

Ingredientes :

– ½ copo de suco de abacaxi

– 1 colher (sopa) de polpa de abacaxi

– 1 colher (sopa) de polpa de mamão papaia

– 1 colher (sopa) de glicerina líquida

– 1 colher (sopa) de farinha de aveia

Como fazer:

Bater a polpa de abacaxi, a polpa de mamão papaia, a glicerina e a farinha de aveia até formar uma massa homogênea.

Modo de usar:

Cobrir o rosto com gazes embebidas em suco de abacaxi e aplicar uma camada da máscara sobre a gaze. Deixar agir por dez minutos, retirando em seguida. Lave bem com água morna e hidrate.

MÁSCARA CALMANTE DE AVEIA

Proporciona maciez à pele, acalmando, deixando-a sedosa e preparada para a hidratação.

Ingredientes:

– ½ xícara (de chá) de água fervente

– 3 colheres (de sopa) de farinha de aveia

– 2 colheres (de sopa) de mel puro

– 1 colher ( de sopa) de camomila

– 1 clara de ovo

Como fazer:

Misture as flores de camomila com a água fervente e deixe descansar até esfriar. Coe e junte ao líquido todos os outros ingredientes. Bata bem até ficar com uma textura cremosa e espumante.

Modo de usar:

Aplique no rosto previamente limpo e deixe ficar de 5 a 20 minutos. Aproveite para relaxar. Retire com água morna, segue e hidrate.

Até a próxima!

Por: Ala Szerman

Pioneira na implantação da ginástica aeróbica no Brasil . . .

Imagem: cc Flickr Matt Lavin / Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta