O vinagre e suas propriedades

Quando o suco de uma fruta fermenta, ele se transforma em vinagre. O vinagre é conhecido por seu alto conteúdo ácido e cheiro forte. Na cosmética, ele é usado para neutralizar os resíduos alcalinos deixados em sua pele ou cabelo por produtos de limpeza como  sabonetes e xampus e também ajuda a restaurar o nível ácido da pele que é responsável pela proteção contra as bactérias. De qualquer forma, o vinagre nunca deve ser utilizado puro, e sim diluído em água.

Utilizado em receitas caseiras, o vinagre amacia a pele e ajuda a eliminar pruridos por secura na pele. Pode ser adicionado no enxágue de cabelos, aumentando o brilho e maciez e, especificamente o vinagre de maçã, ajuda a combater a caspa.

A gama de receitas que utilizam o vinagre é tão extensa que seria impossível enumerá-las. Aqui estão duas, as mais práticas,  para que você faça um bom proveito!

 

BANHO DE ERVAS TONIFICANTE

Ingredientes:

– 6 colheres (de sopa) de ervas secas (hortelã, alecrim, camomila ou as que preferir)
– 2 ½ xícaras (chá) de vinagre de sidra
– 2 ½ xícaras (chá) de água mineral

Modo de fazer: Coloque as ervas em um frasco esterilizado com tampa e junte o vinagre. Guarde em local escuro e fresco por três semanas. Após este tempo, coe e retire as folhas. Meça a quantidade de vinagre e junte a mesma porção de água mineral. Tampe o frasco e utilize durante o banho, com a ajuda de uma esponja, ou coloque o correspondente a uma xícara (de chá) na água da banheira.

 

 

ENXÁGUE PARA CABELOS À BASE DE HORTELÃ

Ingredientes:

– 8 colheres (de sopa) de folhas frescas de hortelã
– 1 litro de água filtrada
– 1 litro de vinagre de maçã

Modo de fazer: Deixe ferver as folhas de hortelã por 10 minutos em panela tampada. Retire do fogo e deixe esfriar. Coe e junte o vinagre de maçã. Deixe descansar por dois dias antes de usar. Após lavar seu cabelo normalmente, utilize parte desta receita no último enxague. Os fios ganharão brilho e o equilíbrio ácido será restaurado. O seu uso regular previne a também a caspa.

Até a próxima!

Artigo de nov/11 editado.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta