Você sabe o que é Nutrição Funcional?

O que é nutrição funcional? 

R: A Nutrição Funcional aplica a ciência dos nutrientes que procura manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem-estar do organismo de cada indivíduo a partir do diagnóstico de como anda a relação entre suas células e os nutrientes. Esta nutrição rastreia os sintomas, sinais e caracteristicas de cada pessoa e os relaciona com situações de carências ou excesso de determinados nutrientes para melhor definição do tipo de cardápio do paciente.

Qual a diferença para a nutrição tradicional?

R: Em vez de se limitar à prescrição de dietas de alimentos tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença em outra), a Nutrição Funcional verifica individualmente em cada paciente a situação de carência ou excesso de nutrientes. Diferentemente da Nutrição clássica, os nutricionistas funcionais defendem um rastreamento bioquímico e metabólico de cada pessoa para saber quais são os alimentos que funcionam para ela ou que podem, por exemplo, estar provocando ou vir a provocar doenças. Dietas generalizadas e contagem de calorias não fazem mais sentido. Da mesma forma, questionários alimentares acrescidos de exame de sangue não são mais suficientes.

Como é a abordagem da nutrição funcional diante dos alimentos?

R: A nutrição funcional busca conhecer qual alimento é mais favorável ao equilíbrio do organismo da pessoa e qual pode trazer desequilíbrios não priorizando somente as calorias, pois nem tudo que é pouco calórico é considerado saudável.

É verdade que na nutrição funcional não se contam calorias, mas o “controle” é feito de outra maneira?

R: Não é a prioridade da Nutrição Funcional só contar calorias, é sim melhorar a nutrição da célula com alimentos considerados nutritivos para o indivíduo e que vão melhorar todo o equilíbrio do organismo.

A nutrição funcional trabalha mais com a saúde ou com a perda/ganho de peso? 

R: A Nutrição Funcional abrange diversas áreas da saúde desde emagrecimento, estética, esportiva, até doenças crônicas, fertilidade e distúrbios neurológicos.

 

  1. Incluir frutas vermelhas no seu dia-a-dia. As frutas de cor vermelha-arroxeadas possuem substâncias anti-inflamatórias que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e no envelhecimento precoce;

  1. Incluir ovo na alimentação, caso não seja alérgico! O ovo, ao contrário do que se pensava antigamente, é um alimento rico em proteína, vitaminas do complexo B e cálcio, nutrientes importantes para a memória;

  1. Abacate: Esta fruta é a prova que calorias, em certos casos, não interfere na perda ou ganho de peso. Esta fruta é rica em gorduras saudáveis que auxiliam a modular hormônios, melhorando o humor e a reduzindo a compulsão alimentar;

  1. Aumentar a ingestão de água no dia, auxilia na desintoxicação do organismo e no melhor funcionamento do metabolismo. Se for utilizar garrafinhas para o consumo, evite as garrafas de plásticos, pois estas possuem substâncias tóxicas que passam para o líquido, prejudicando nossa saúde;

  1. Não deixe de comer folhas verdes escuras! Couve, espinafre, rúcula, escarola, etc., são boas fontes de vitaminas e minerais, além de ser ricas em fibras e possuir ação desintoxicante.

Por: Dra Carolina Baccei

www.carolbaccei.com.br

Bacharel em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. . .

Crédito imagens: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta