Nutrição – com o que estamos nutrindo nosso corpo?

Ontem, dia 16 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação.

A ONU divulgou, especialmente para o dia, um alerta sobre o desperdício de alimentos que há no Mundo: 1/3 de todo alimento produzido é jogado fora, o que significa 1,3 bilhões de toneladas ou US$750 milhões, sendo que apenas 1/4 disto seria suficiente para alimentar 842 milhões de pessoas famintas no mundo todo.

Em homenagem ao dia, um almoço completo foi realizado em Roma, na sede da FAO, apenas com produtos destinados ao lixo. Porém o que chama a atenção nas estatísticas divulgadas, é que dentre a população que pode se alimentar, 67% apresenta subnutrição devido à deficiência de micronutrientes (Vitaminas, Minerais, Antioxidantes, Aminoácidos, etc). E isto revela um grande alerta que vemos cada vez com maior frequência na prática clínica: a maioria das pessoas não sabe nutrir corretamente seu corpo.

Isto ocorre com pessoas de bom nível socioeconômico, pois nunca nos ensinam a comer bem! Todas as informações que recebemos advém da indústria alimentícia, que tem suas óbvias razões comerciais. A grande consequência são pessoas que comem “bem”, porém se nutrem mal, acarretando degenerações e doenças consideradas hoje como corriqueiras ou comuns: falta de disposição física; sobrepeso e obesidade; dificuldade em perder peso; insônia; unhas e cabelos quebradiços; falta de brilho e viço na pele; fadiga; depressão (sim, em 62% dos casos de depressão são em decorrência da falta de micronutrientes no corpo e do excesso de toxinas); câncer (hoje considerado uma epidemia. Sabemos que 77% a 92% de todos os tipos de cânceres são decorrentes de deficiências nutricionais, toxinas e níveis elevados de estresse, independente da genética!) e mais uma lista infindável de sinais e sintomas.

Detectar tais deficiências hoje é possível através de avaliação clínica específica e exames laboratoriais funcionais, mas temos que repensar muitas coisas ao ver que um almoço inteiro pode ser feito com o que jogamos fora, então…

com o que estamos nutrindo nosso corpo?

Responsável pelo Wellness and Health Center do Buddha Spa Ibirapuera

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine…

 

 

 

 

Imagem: Photl.com


Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta