As frutas e seus benefícios na beleza II

As frutas são grande fonte de nutrientes e altamente recomendados na dieta alimentar, podendo ser consumidas seja em sucos, saboreadas como sobremesa ou lanches da tarde. Também são muito utilizadas em cosméticos por conterem propriedades que atuam tanto na pele, nos cabelos e nas unhas…  De qualquer forma, elas devem estar sempre presentes em nossas vidas, trazendo benefícios para toda a saúde que refletem diretamente na beleza.

Na matéria anterior, você aprendeu duas receitas básicas que utilizam as frutas como fonte de princípios ativos. Nesta matéria vamos finalizar o tratamento facial caseiro, completando a limpeza, tonificação, hidratação e uma máscara. Lembre-se que deverá prepará-las e aplicar logo em seguida. Também evitar a exposição ao sol durante o uso destas receitas, evitando queimaduras.

Tônico de Frutas

Ingredientes:

– suco de 1 limão – suco de ½ laranja – suco de ½ maçã – suco de ½ pepino sem casca – 1 colher (de sopa) de água de rosas – 1 colher (de chá) de álcool

Misture todos os ingredientes e guarde em um frasco de vidro com tampa na geladeira. Aplique no rosto e pescoço previamente limpos, com auxílio de um algodão.

LIMÃO: Alguns de seus componentes: pectina, vitamina C, limonina. Suas propriedades são: adstringente, antisséptica, antibiótica, bactericida, depurativa, refrescante, sedativa, e tônica.

O suco de limão é muito versátil na área cosmética e é muito utilizado por conter ácido cítrico que mata as bactérias. Ele limpa, tonifica, promove esfoliação e por ser anti-séptico auxilia no tratamentos de peles oleosas com acne. Os terpenos contidos em sua composição auxiliam no clareamento das manchas da pele e pode ser utilizado também no clareamento natural dos cabelos. Mas atenção: aplicar limão na pele pode provocar queimaduras graves quando há exposição solar. Por ser adstringente, é mais indicado para peles oleosas.

LARANJA: Alguns de seus ingredientes: glicosídeos flavonoides, vitaminas C e A e do complexo B, ferro, hidrato de carbono. Suas propriedades são: analgésica, calmante, tônica e depurativa. É largamente utilizado em óleos e cremes corporais para massagens calmantes e banhos aromáticos. Promove uma tonificação que suaviza, sendo indicada para qualquer tipo de pele.

MAÇÃ: Alguns de seus componentes: ácidos cítrico, fólico, gálico, pectina, sais minerais (potássio), taninos, sorbitol e vitaminas. Suas propriedades são: adstringente suave, bactericida, cicatrizante, descongestionante, emoliente, estimulante do fechamento dos poros, refrescante, reguladora do Ph e tônica. A maçã é muito recomendada para máscaras e cremes nutritivos indicados para peles maduras, pois ajuda a combater as rugas e retardar o envelhecimento. Utilizada em loções tônicas fortalece os tecidos, trata os poros dilatados e restaura a acidez natural da pele. O vinagre de maçã é um dos ingredientes mais utilizados nas receitas naturais.

Mais indicada para peles normais e secas.

Ingredientes:

– 1 abacate de tamanho médio amassado / 1 banana madura amassada / 1 colher (de chá) de mel puro

Junte todos os ingredientes em um recipiente de porcelana e misture bem até ficar uma massa homogênea. Aplique no rosto, previamente limpo, com o auxílio de uma espátula. Deixe no rosto por 20 minutos e retire em seguida com água morna. Se sobrar, guarde na geladeira por, no máximo dois dias.

ABACATE:  Alguns de seus componentes: 20 a 25% de óleo, além de ácidos graxos, proteínas, minerais, taninos, vitaminas A e E e hidratos de carbono. Suas propriedades são: anti-inflamatória, antioxidante, emoliente, rejuvenescedora, umectante, hidratante e tônico capilar. O abacate é muito rico em óleos naturais que estimulam a produção do óleo natural da pele. O óleo extraído do abacate é utilizado em diversos produtos na área de beleza. Nas máscaras faciais, loções e cremes atua como rejuvenescedor, tonificando, nutrindo e deixando a pele suave e macia. Em produtos capilares deixa os cabelos fortes e restaura a maciez dos fios ressecados. Mais indicado para peles normais e secas.

BANANA: Alguns de seus componentes: taninos, ácidos cítrico, fólico, málico, sais minerais como o sódio, cálcio, ferro e, especialmente, potássio e vitaminas C e B6. Suas propriedades são: adstringente, antisséptica, cicatrizante, emoliente, nutritiva e remineralizante. A banana é altamente nutritiva e combate o ressecamento da pele, devolvendo a sua maciez. Suas propriedades cicatrizantes garantem a sua utilização em casos de feridas e queimaduras. Repõe os minerais da pele, sendo indicada para qualquer tipo de pele. Quando utilizada em xampus e máscaras capilares, nutre os fios e diminui o volume.

Até a próxima!

Por: Ala Szerman

Pioneira na implantação da ginástica aeróbica no Brasil . . .

Imagens: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta