Dicas básicas da alimentação saudável

Alimento é o que você come nas refeições e nutrição é como seu corpo utiliza este alimento. Os elementos específicos dos alimentos são os nutrientes. Essenciais para o funcionamento do corpo, eles são basicamente seis: água, proteínas, gorduras, carboidratos, minerais e vitaminas. As vitaminas são variadas e com funções diversas, como já falamos em uma matéria anterior. Nenhum destes alimentos podem ser suprimidos da nossa dieta alimentar sem nos trazer consequências.

Assim, você deve procurar ter uma alimentação sempre balanceada com todos estes elementos. Existem muitas receitas saborosas com poucas calorias, saudáveis e nutritivas.

Hoje darei algumas dicas básicas que devem ser observadas para que programas alimentares passem a fazer parte da sua rotina e para que os maus hábitos sejam aos poucos eliminados.

Você pode comer quase de tudo, mas em quantidade correta;

Antes de colocar qualquer alimento na boca, pense, saboreie e aproveite o momento;

Coma devagar e com calma, mastigando bem os alimentos;

Reduza o sal, prática que a evita problemas sérios de saúde e ajuda a eliminar água das células de gordura e prevenir o inchaço;

Use ervas no lugar do sal e desfrute com os vários sabores que elas podem oferecer;

Não use açúcar. Procure substituir por adoçantes mais saudáveis: açúcar mascavo, mel, etc

Evite ingerir bebidas alcoólicas que têm alto teor de calorias e estimulam o apetite;

Prepare um cardápio semanal, o que pode auxiliar na elaboração de uma dieta mais variada;

Beba água, de 2 a 3 litros por dia, mas sempre entre as refeições

Acima de tudo, lembre-se que cada pessoa tem suas próprias necessidades. Tenha cuidado com dietas que prometem milagres e procure a orientação correta de um profissional que estabelecerá uma dieta personalizada. Desta forma você alcançará uma saúde melhor, prevenindo muitas doenças que surgem em função do desequilíbrio alimentar, por excessos e ausência de nutrientes na alimentação ingerida ao longo do tempo.

Até a próxima!

Por: Ala Szerman

Pioneira na implantação da ginástica aeróbica no Brasil . . .

Imagem: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta