Suco verde – como variar a sua receita sem medo de errar

Nos finais de semana, começando o dia mais tarde e relax e também como geralmente acontece, as refeições são motivo de lazer e convívio com pessoas queridas, acabamos comendo mais do que o necessário. Porém não se desespere! Se você tem uma alimentação equilibrada na maior parte do tempo (isto é muito importante!) não são alguns momentos (desde que também com consciência e sem querer comer tudo o que vem pela frente) que irão desequilibrá-la, pois o nosso corpo tem mecanismos de compensação muito eficazes. Basta saber acioná-los!

Um deles é estimular a desintoxicação, sendo que fazemos isto antes do corpo ter uma sobrecarga de depois. E além da água com limão, o famoso suco verde tem esta função. uma vez que faz com que comecemos o dia eliminando todas as toxinas e excessos acumulados, ajudando a acelerar o metabolismo.

O Suco Verde chamou todos os holofotes para si e ficou entre nós e, assim como vários outros modismos. Precisamos entender o que ele realmente pode fazer em nosso organismo para que não se torne mais uma promessa passageira de milagres e falsas expectativas.

As verduras verdes escuras, pertencentes ao grupo das brássicas* têm, entre diversas propriedades benéficas ao organismo, uma comum a todas: a capacidade de “limpar” o fígado (detoxificação). E ele nada mais é do que o órgão central que coordena todos os processos de eliminação no corpo, sendo que tudo que gera toxicidade ao organismo, ele tem que filtrar para expulsar. Caso contrário, as toxinas continuam circulando pelo sangue e se espalhando e impregnando em todas as células e sistemas. E é o acúmulo destas toxinas cronicamente que impede o funcionamento correto do organismo, gerando deficiências que culminam com a lentificação do metabolismo, fadiga física e mental, baixa produção hormonal, oscilações de humor, fragilidade de unhas e cabelos, celulites, entre outros, pois ao invés das células estarem recebendo pela circulação micronutrientes essenciais, estão recebendo toxinas = lixo intracelular!

É com este intuito que o Suco Verde age como um potente catalisador desta eliminação de toxinas do corpo a que somos bombardeados hoje.

Melhor horário para tomar: ao acordar em jejum, preparando e limpando o corpo para receber os nutrientes. Precisa usar apenas a couve? Não! Qualquer verde escuro: espinafre, brócolis, hortelã, salsinha, manjericão, rúcula, agrião,..

Veja a dica básica para fazer e variar suas receitas e misturas. É muito simples:

– 1 folha verde escura  (Não use somente a couve)

– 1 fruta

– 1 vegetal / legume drenante

– 1 fibra (desde que oleaginosa) e sementes até grãos como chia, linhaça, quinua, etc.

Fácil, saboroso, saudável e desintoxicante

* hortaliças brássicas – couve-flor, o repolho, brócolis, couve-manteiga, couve de Bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula. Além de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes, contém compostos bioativos que têm efeitos benéficos para a saúde atuando também na prevenção de algumas doenças como o câncer.

Responsável pelo Wellness and Health Center do Buddha Spa Ibirapuera

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine…

Crédito imagem: Flickr cc Flickr Food Thinkers

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta