Cosméticos com ação rubefaciente

São produtos que em contato com a e pele provocam vermelhidão ou aquecem o local, como arnica, cânfora, capsaicina, nicotinato de metila, salicilato de metila, tintura de jaborandi, extrato de mostarda e de pimenta. Eles são indicados para terapias da celulite, gordura localizada e queda de cabelo.

Já os produtos pigmentados, malanizantes e bronzeadores são mais requisitados pelas pessoas antes de irem para praia ou piscina, como estimulantes do bronzeado, contendo entre algumas substâncias ativas utilizadas: óleo de urucum, diidroxiacetona e psoralenos.

Manchas na pele e sequelas de acne são tratadas utilizando cosméticos com produtos de ação como desmelanizantes, clareadores, inibidores da tirosinase e ação antiferritina, etc. Alguns desses produtos utilizados são: ácido ascórbico, isotretinoina, AHAs (alfaidroácidos), ácido fítico, málico, ácido ascórbico, isotretinoina, etc.

Eu, particularmente, não indico estas terapias para uso em SPAs em que as pessoas têm muitas oportunidades de exposição solar, mesmo que utilizam FPS. Elas sempre correm o risco do efeito rebote, em terapias despigmentantes (onde a mancha desaparece e logo volta mais forte, fenômeno este causado pelo afinamento da pele e pela desproteção aos raios solares.)

Sugiro o uso de peelings suaves, de esfoliação superficial para iniciar um processo de redução de manchas e outras imperfeições da pele, lembrando sempre o uso obrigatório de FPS e sua reposição ao longo do dia.

Conheça as terpias de beleza no Buddha Spa

Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box

Reprodução proibida

www.spasterapialquimia.com.br

Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora . . .

Imagem: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta