Chá gelado para um verão mais refrescante

Verão, calor. Convite para uma bebida mais geladinha. A tentação de correr para o refrigerante ou para a cerveja pode até bater, mas convenhamos, há várias outras opções. Que tal experimentar?

Em primeiro lugar temos que pensar sempre em água. Seu consumo é primordial e insubstituível. Mas o calor combina bem com um suco de frutas natural, preparado na hora (sem açúcar, de preferência). Que tal uma água de coco com seu gosto tão especial? E, para os amantes de um bom chá, nada mais delicioso e saudável do que saboreá-lo bem geladinho.

Os chás contém nutrientes e antioxidantes muito benéficos e cada erva contém suas próprias propriedades que só acrescentam benefícios para a saúde. Seu consumo está comprovadamente relacionado com a melhora de vários problemas de saúde, tanto na prevenção como auxílio de tratamento. O que você pode ficar na dúvida é se o chá frio fornece as mesmas propriedades que o chá quente. As pesquisas e informações contidas em sites especializados neste assunto, afirmam que o chá quente é um pouco mais saudável, além de ser melhor absorvido pelo organismo do que o gelado. A afirmação está baseada no fato de que beber chá quente fresco da chaleira permite absorver seu teor máximo de antioxidantes que, com a exposição ao oxigênio, reagem e desaparecem ou diminuem. Mas ainda seguem muitas pesquisas neste sentido. Assim, podemos considerar que o chá gelado é também saudável e pode ser uma ótima alternativa para aliviar o calor do verão, sendo fonte de saúde.

Uma dica muito importante ao preparar o seu chá é dar preferência a ervas soltas, em vez de utilizar produtos comercializados em saquinhos, pó e outras formas. O sabor é mais intenso. Outra preocupação é utilizar ervas frescas sempre de origem confiável.

Procuramos algumas dicas para você incrementar a sua receita de chá, alterando os sabores e descobrindo que há muitas formas de inovar criando diversas bebidas com aromas e sabores deliciosos e saudáveis. Use sua imaginação!

Dicas para incrementar seu chá gelado

Chá com frutas

As frutas podem ser cortadas na hora e adicionadas ao chá frio antes de servir. Elas também podem ser batidas no liquidificador ou amassadas, transformando seu chá gelado em uma bebida mais espessa. Use limão, laranjas, mangas, peras e pêssegos. Inove e crie diversos sabores.

As ervas podem ser mergulhadas no chá para dar sabor e removidas antes de servir ou podem ser inseridas na bebida e servidas como enfeite. Algumas sugestões de ervas saudáveis incluem: manjericão, hortelã, estragão, fava de baunilha e gengibre.

Ingredientes especiais

Chá verde e branco tem um sabor delicioso quando misturados com três copos de água e três xícaras de água com gás e o chá preto fica maravilhoso quando derramado sobre o gelo e coberto com leite de amêndoa ou leite de coco.

Adoçantes criativos

Experimente mudar o sabor do seu chá utilizando adoçantes diferentes como mel e açúcar mascavo

Verão perfeito

Experimente chá verde com morangos fatiados e hortelã fresco (ou manjericão) que criam um sabor especial e chá branco com limão cortado e estragão fresco que combinam deliciosamente.

E agora, anote esta receitinha para oferecer e saborear com seu convidado.

Ingredientes

  • 2 saquinhos de chá preto

  • 2 xícaras de água

  • 1 xícara de leite de coco light

  • 2 colheres (sopa) de açúcar

  • 1/4 xícara de coco ralado

1 – Ferva a água, desligue o fogo e coloque o saquinhos dentro, tampando logo em seguida. Aguarde de 3 a 5 minutos. Misture o açúcar (ou substitua por um adoçante do seu gosto) e aguarde até estar a temperatura ambiente.

2 – Espalhe o coco ralado em uma superfície limpa. Umedeça a borda dos copos com leite de coco e pressione suavemente a borda de cada copo no coco ralado para revesti-la uniformemente.

3 – Despeje o chá cuidadosamente nos dois copos. Adicione o leite de coco (1/2 xícara para cada copo). Adicione gelo e sirva imediatamente. Rende dois copos

Mate a sede neste verão com chá gelado e inove. Chá é sabor, saúde e prazer juntos no mesmo gole!

Fontes: Tea Association of the USA / allparenting.com dicas de Galit Breen

Receita de yummly.com/serious-eat

Imagens: 1  cc Michele Meyer Flickr  / 2  cc thebittenword flickr

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta