Alimentação é a base da saúde

Muitas das disfunções que encontramos no organismo são causadas por uma dieta errada e se manifestam em moléstias que se interferem também na estética do corpo. A celulite, a retenção hídrica, a má circulação, o envelhecimento precoce  são alguns dos exemplos que posso citar. Todas essas disfunções  e muitas outras podem estar relacionadas com o que você come.  Definimos a alimentação como:  “processo pelo qual o ser humano conscientemente elege os alimentos de sua preferência e possibilidade, não levando em conta a sua procedência ou qualidade”. Poderemos dizer então que os alimentos dão uma boa qualidade de vida para as pessoas que os usam corretamente, inclusive com a orientação correta de um profissional. Desta forma é possível retardar o envelhecimento da pele, evitando que fique sem vitalidade, flácida, mais grossa e com excesso de rugas e manchas.

Dependendo do estilo de vida que temos, produzimos cada vez mais radicais livres e o excesso desta produção danifica as células do nosso corpo e da pele, levando ao envelhecimento. Isto acontece também em relação ao cabelo que pode ficar sem vida, com queda ou quebradiço. Mas é possível alcançar a tão sonhada aparência corporal  e também uma melhor qualidade de vida. Você pode se manter sempre bonita e saudável, independente da idade cronológica, com a escolha certa de um estilo de vida saudável, exercendo uma atividade física moderada, mantendo uma alimentação balanceada e possuindo uma vida social saudável.

De nada adianta uma lipoescultura, uma plástica ou um tratamento estético corporal ou facial, sem a intervenção conjunta e multidisciplinar em cada área da vida que interfere na Saúde, na Estética e na Qualidade de Vida do Ser Humano:  Saúde Física, Emocional,  Espiritual,  Social e Mental, tudo deve estar em harmonia.  E a má alimentação é um dos principais fatores que pode afetar a saúde e equilíbrio de todo o organismo.

Por isso você pode e deve continuar utilizando seus produtos preferidos, mas lembre sempre que os cuidados externos muitas vezes não são suficientes. Cuide-se internamente, com a nutrição adequada,  e terá um equilíbrio total do seu corpo e uma vida mais feliz.

Por: Leila Sabará Moares Campos

Graduada em Enfermagem, Estética e Cosmética, Pós graduada em Cosmética com Especialização em Barcelona e Gestão em Lisboa. Autora dos livros Beleza Total I e II.Assunto premiado do Livro Beleza Total II: Nutrição e Estética

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta