Chá de florescência – o brotar do sabor na sua xícara

Você sabe o que é Chá de florescência? Se você aprecia degustar um chá e faz deste momento um ritual de puro prazer, certamente vai achar a ideia muito interessante. toque diferenciado que soma o sabor com um exótico visual. 

O Chá de florescência consiste em uma erva especialmente preparada e embalada em forma de bola que se abre quando colocada em contato com água quente. Aos poucos, enquanto desprende o sabor na água,  vai revelando uma flor e suas folhas que se abrem dentro da xícara ou no bule. Alguns bulbos são artisticamente dispostos e muitos deles incluem flores secas para adicionar cor ao arranjo floral enquanto “florescem”. Os chás mais floridos são feitos com chá preto e chá verde e há várias outras opções de sabor como jasmim. Algumas empresas são especializadas neste tipo de chá de florescência, disponibilizando tipos diversos de sabor e visual.

Qual a origem?

Embora algumas pessoas pensem que esta é uma tradição antiga, o chá de floração foi desenvolvido na década de 1980. Ele parece ter se originado na China e tornou-se muito popular no Ocidente durante a década de 2000, quando o estilo asiático de alimentos e decoração foram introduzidos na moda. Companhias de chá chinesas produzem uma variedade de chás com flores, incluindo flores que são montadas e costuradas à mão por artesãos.

Preparação

Os chás de florescência são preferencialmente  preparados em bules ou recipientes de vidro feitos de materiais transparentes de modo a que a abertura das flores  e arranjos possam ser vistos claramente.

Este chá também pode ser fabricado para utilização em grandes copos transparentes, embora a maioria dos chás floridos sejam  projetados para fornecer várias porções, pois ficam com sabor muito forte quando utilizados em uma única xícara. Além disso, beber o chá com uma flor e folhas dentro pode não ser uma experiência agradável para algumas pessoas.

A maioria dos chás floridos desenvolvem formas de flores exóticas quando são fervidas. Também é possível criar pequenas cenas delicadas com chá, por exemplo, o chá pode desdobrar para revelar um navio ou outro objeto decorativo. Descobrir  o que ele revela  é também parte da emoção e surpresa, por isso muitos fabricantes não descrevem seu interior nos rótulos para que o cliente não saiba o que ele revelará.

Manipulação

Os chás florescentes geralmente vêm embalados individualmente, garantindo que as bolas de chá não se estraguem ou abram durante o transporte e armazenamento. Esse chá deve ser armazenado em local fresco e seco para a não alterar sua qualidade. O chá de florescência pode suportar de 2 a 3 infusões adicionais, embora o sabor fique mais fraco. Alguns chás com flores também se tornam amargos quando mergulhados repetidamente.

Aproveite esta ideia diferenciada para surpreender suas amigas na hora do chá. Exótico, encantador e saboroso para adicionar um toque especial a este ritual que, por si só, já é um charme!

*Esta matéria é informativa. Não comercializamos este produto.

Imagens: 1- Blooming Tea Flower & Teapot Store    2-Flickr/moonlightbulb

Por redação BCires Matéria de nov/2012

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta