Hidroterapia – água como tratamento natural

Hidroterapia é a técnica que utiliza a água como recurso terapêutico. É também um dos mais antigos métodos de tratamento natural.

Em medicina natural, a hidroterapia é um dos tratamentos indispensáveis, dada a sua importância e a sua eficácia.

A água é usada sob a forma de duchas, jatos, banhos, imersões, compressas, saunas, etc. Os banhos podem ser de corpo inteiro ou de partes, como pedilúvios (banho apenas nos pés), manilúvios (banho apenas nas mãos), semicúpios (banho de parte do corpo), banhos de assento (apenas de pélvis), banhos de cabeça, apenas das costas, etc. Também os banhos podem ser feitos em duas ou mais partes simultaneamente.

A técnica da hidroterapia é hoje conhecida não só da naturopatia, mas também é estudada e aplicada nos círculos mais sofisticados da medicina oficial.

Existem muitas escolas de medicina natural que procuram explicar os efeitos da água no organismo. Mas, em síntese, ocorre o seguinte:

1 – Eliminação das toxinas que prejudicam as funções orgânicas.

2 – Normalização dos mecanismos de compensação e equilíbrio.

3 – Normalização da má distribuição do calor (reequilíbrio térmico).

4 – Reequilíbrio da energia vital.

5 – Normalização do equilíbrio do sistema nervoso autônomo.

Devido aos fenômenos da vasoconstrição e vasodilatação (dilatação e contração dos vasos sanguíneos arteriais), ocorre eliminação do material tóxico acumulado proveniente da alimentação moderna, principalmente com o uso da sauna e das duchas frias nos intervalos da mesma. Também ocorre a eliminação tóxica através do suor abundante que é comumente provocado pelos métodos da hidroterapia.

Outro efeito verificado é a renovação da energia vital. Pois, a água, principalmente quando natural e pura, retira energias perniciosas do corpo e transfere vitalidade curativa.

O reequilíbrio térmico é um dos efeitos mais notáveis que se observa com o uso da água.

Texto extraído do livro: “Cuide de você e tenha mais qualidade de vida” – Vol. II – Autor: Rômulo B. Rodrigues

Editora: Clube de Autores  Edição: 2015

Trabalha com Reflexologia, Reiki, Massagem, Florais, Aconselhamento Terapêutico, Técnicas de Relaxamento, Hipnose, Regressão, Terapia de Vidas Passadas e Numerologia, com experiência no ramo há mais de 20 anos. . .

Facebook: romuloborgesrodrigues  

Twitter: @_arahat

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta