Limão na Beleza

 

O limão é uma das frutas mais antigas e mais usadas no mundo todo. Tendo sua origem na Ásia, na região da Índia,  foi introduzido na Itália no século V, espalhando-se, a seguir, pelo mundo todo. Antigamente a casca do limão era usada para repelir insetos e também para dar aroma ao vestuário.

Pesquisando as propriedades medicinais do limão, podemos descobrir o quanto ele é importante para a beleza e para a saúde. Rico em vitamina C, ajuda a evitar gripes e resfriados. Ele é adstringente, bactericida, antisséptico, expectorante, refrescante, sedativo, depurativo e antibiótico. Uma de suas maiores qualidades é fortalecer e defender o organismo contra as infecções, pois ele estimula os glóbulos brancos. O óleo essencial extraído do limão é conhecido por suas características energizantes e revitalizantes, muito utilizado na aromaterapia.  Seu suco pode ser utilizado como esfoliante natural capaz de melhorar o aspecto da pele áspera e mais escura como joelhos e cotovelos, removendo as células mortas.

Como contém contém ácido cítrico, que eliminas bactérias da pele, o limão é muito usado na cosmética, sendo mais indicado para peles oleosas e acnéicas. Nos xampus e produtos capilares proporciona uma limpeza profunda nos fios, remove a oleosidade e pode ser usado para clarear a cor do cabelo. Sabonetes, cremes, xampus, óleos, são inúmeros os produtos que contém limão.

 

Conheça três das muitas receitas caseiras que você pode fazer e aplicar com facilidade e economia na sua casa.

Mas, atenção: tome muito cuidado, pois o limão pode causar queimaduras graves na pele se exposta ao sol. Nunca aplique receitas com limão para, em seguida, se expor a luz solar. Prefira aplicações noturnas.

Esfoliante para Peles Ásperas

Ingredientes:

– 2 colheres (de sopa) de açúcar
– 4 gotas de limão
– 1 colher (de sobremesa) de azeite de oliva

Misture os três ingredientes em um recipiente de porcelana. Aplique nos joelhos, cotovelos ou calcanhares, massageando suavemente por cerca de dez minutos, com movimentos rotativos. Após o procedimento, lave bem, seque e hidrate.

Para cabelos sem brilho ou com caspa

Aplique o suco de dois limões no couro cabeludo e deixe por dez minutos. Lave e enxágue normalmente.

Máscara Nutritiva

Especialmente indicada para peles que foram expostas ao sol, vento ou frio

Ingredientes:

– 4 colheres (sopa) de mel puro
– 4 colheres (sopa) de suco de limão
– 4 colheres (sopa) de suco de laranja
– 2 colheres  (sopa) de óleo de germe de trigo
– 1/2 abacate amassado

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa homogênea e espumosa. Aplique no rosto limpo, evitando a área dos olhos. Deixe por quinze minutos. Lave em seguida. Seque e aplique um creme hidratante de sua preferência.

Até a próxima!

 

Matéria editada – publicada em junho 2012

1 Comentários
Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta