Calêndula – um milagre da Natureza

Ela é uma flor muito simples da família das margaridas. Mas o seu brilho amarelinho reflete um grande potencial. Cheia de propriedades, a calêndula traz diversos e tantos beneficios que é utilizada de diversas formas, sendo que, no Brasil, o seu uso fitoterápico é aprovado pelo Ministério da Saúde. Da planta podem ser utilizados os caules, folhas, flores para fazer chás, infusões, banhos, pomadas, cataplasma, tinturas, atuando numa gama imensa de benefícios.

Suas propriedades: ação calmante e sedativa, adstringente, anti-inflamatória, cicatrizante, antiespasmódica, regenerativa, antisséptica, antifúngica, sem falar nas atuações mais direcionadas a uso medicinal como no caso de cólicas menstruais.

As propriedades da calêndula são aplicadas em cosméticos, produtos para cuidados pessoas inclusive infantis, óleos essenciais, como cataplamas e vários usos medicinais, chás, infusões. E se não bastasse, a calêndula pode fazer parte da culinária quando é produzida especialmente sem agrotóxicos, enfeitando e acrescentando ao prato o sabor parecido com o açafrão.

A utilização do chá de calêndula é ampla, sendo a mais conhecida como calmante. Mas se o objetivo for uso específico medicinal, é sempre recomendável ter a orientação de um profissioanal da área, pois, mesmo os produtos naturais têm contraindicações e a análise para uso individual deve ser considerado.

Curiosamente, a calêndula é uma flor com relação direta com o sol, abrindo suas pétalas pela manhã e se fechando ao cair da noite. Um verdadeiro milagre da Natureza, humilde na sua aparência, mas soberba no seu poder.

Por BCires Fonte parcial: www.yourhealth.com.au

1 Comentários
Sarah lemos durr Coutinho

Eu uso como calmante é excelente adorei e continuarei usando sem tempo determinado

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta