MANDALAS – Equilíbrio e Perfeição

Mandala é uma palavra sânscrita que significa “círculo ou orbe” e muitas vezes lemos o Mandala, por ser uma palavra masculina. São formas que representam a dinâmica relação entre o Homem e o Universo.

A física afirma que tudo está interligado, entrelaçado, tudo é movimento e por conseguinte, energia. Se tudo, se cada átomo é energia, o homem também, segundo a física, é apenas um fenômeno energético, uma Mandala em movimento.

Cada Mandala é um universo. O Planeta Terra é uma Mandala. Diminuindo a escala, encontramos os oceanos e a água, suas gotas são Mandalas. Por sua vez as estruturas sólidas, as terras e as montanhas, são constituídas de minerais. Seus elementos estruturais são os cristais, muitos cristais juntos formam Mandalas. Cada célula é uma Mandala. Todas as células e cristais e tudo neste planeta se constitui de átomos e cada átomo é uma Mandala.

A Mandala é uma representação da forma perfeita. O verdadeiro centro de um círculo é um ponto, que simboliza a unidade, a totalidade, a perfeição, o Criador, o Cosmos. Do ponto nascem os círculos e a esfera que são suas formas de manifestação. O círculo é um ponto mais uma dimensão. O ponto e o círculo – o Criador e o Mundo – o uno e o múltiplo – o conteúdo e a forma – o metafísico e o físico. Pares de conceitos que se referem à mesma coisa. Metaforicamente visualizamos a relação entre a semente e a flor e reconhecemos que na parte já está contido o todo e o todo está presente nas partes.

A maioria das pessoas identifica as Mandalas como algo que surgiu no Oriente, mas podemos perceber que esta forma circular e orbital também é encontrada nas raízes de todas as culturas, como exemplo as rosáceas góticas. As Mandalas vivem nas raízes de todo ser humano e são o símbolo de conexão entre o homem consigo mesmo e com o Todo.

No Tibet a palavra Mandala vem de “Kikor” que quer dizer: do centro para os arredores e dos arredores para o centro. Ki quer dizer “centro” e Kor “arredores”. Isso quer dizer que qualquer ponto ao redor está em harmonia com o centro. É esta forma de equilíbrio, tanto externo quanto interno, que estamos buscando.

O centro representa a motivação, os objetivos que guiam nossa identidade mais profunda. Por isso, todas as ações de nossa vida, sejam as mais íntimas ou as mais externas, devem sempre estar em harmonia com o nosso centro. No momento em que uma ação qualquer de nossa vida não estiver em harmonia com nosso centro, automaticamente nos fará também perder a harmonia com outras coisas. A Mandala representa essa harmonia e sua estrutura perfeita produzirá também efeito semelhante em nossa estrutura.

Focar a imagem de uma Mandala traz calma e a consciência da conexão com as forças internas e externas. As Mandalas trabalham o equilíbrio dos ambientes e trazem beleza e a força da fluidez, a consciência de que nada está estático no universo e tudo e todos estamos conectados e evoluindo sempre.

Que lindas Mandalas iluminem seus caminhos.  Em sintonia com o melhor, sempre!!!

Namastê!!!

Pesquisa e indicação para leitura: MANDALA Rüdiger Dahlke

www.criaryoga.blogspot.com   

Instrutora de Yoga há mais de 20 anos com formação na Escola Aruna; Pós-graduação em Yoga pela UNIFMU. . .

 

 

Imagens:cc Flickr/mountainamoeba / cc Flickr/S C Hargis

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta