Cosméticos rubefacientes, peeling e rejuvenescimento

São produtos que em contato com a pele provocam vermelhidão ou aquecem o local, como arnica, cânfora, capsaicina, nicotinato de metila, salicilato de metila, tintura de jaborandi, extrato de mostarda e de pimenta. Eles são indicados para terapias da celulite, gorduras localizadas e queda de cabelo.

Já os produtos pigmentantes, melanizantes e bronzeadores são mais requisitados pelas pessoas antes de irem para a praia ou piscina, como estimulantes do bronzeado, contendo entre elas algumas substâncias ativas utilizadas: óleo de urucum, diidroxiacetona e psoralenos.

Manchas de pele e sequelas de acnes são tratadas utilizando cosméticos com produtos de ação como desmelanizantes, clareadores, inibidores da tirosinase, e ação antiferritina, etc. Alguns desses produtos utilizados são: ácido kójico, azeloglicina, AHAs (alfaidroxiácidos), ácido fítico, málico, ácido ascórbico, isotretinoina, etc. Eu, particularmente, não indico estas terapias para uso em SPAs, em que as pessoas têm muitas oportunidades de exposição solar, mesmo que utilizem FPS. Elas sempre correm o risco do efeito rebote, em terapias despigmentadoras (onde a mancha desaparece e logo volta mais forte, fenômeno este causado pelo afinamento da pele e pela desproteção aos raios solares). Sugiro o uso de peelings suaves, de esfoliação superficial, para iniciar um processo de redução de manchas e outras imperfeições da pele, lembrando sempre o uso obrigatório de FPS e sua reposição ao longo do dia.

Alguns peelings suaves: peelings com cremes, géis, e grânulos, grão de polietileno, grânulos de cristais, semente de damasco, peeling de bambu, de pinhão, peelings com ácidos em concentrações baixas, quando com acompanhamento médico (que também podem ser realizados em home care.

Um médico e empresário francês do ramo de cosméticos, durante um Congresso de Estética no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, ministrando palestra sobre o Processo de Envelhecimento e os Radicais Livres, encerrou sua apresentação dizendo: “Se querem um ano de rejuvenescimento, usem FPS todos os dias; se querem dez anos de rejuvenescimento, cultivem desde cedo o hábito de usar FPS em cremes diurnos, mas se quiserem chegar aos 90 anos com aparência de 50 anos, usem FPS em cremes diurnos e noturnos com ativos específicos, mas principalmente comecem agora a cuidar da qualidade de vida física, mental e espiritual.”. (Rio de Janeiro = 1985).

Este médico não era senão o doutor Eugénie Lappinet, comentando também nessa ocasião sobre radicais livres, quando ninguém ainda falava sobre este tema. Os SPAs, hoje, incluem em suas campanhas de conscientização o uso de cosméticos fotoprotetores nos cuidados com a radiação solar e de alguns tipos de iluminação de interiores, dentre outros.

Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box

www.spasterapialquimia.com.br

Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora . . .

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta