Cenoura – riqueza em vitamina A

Imagem de cenouras com um raspador ao lado

Além de nutritiva, a cenoura tem alto teor de vitaminas, minerais e oligo elementos como magnésio, ferro, cálcio, potássio, fósforo, cobre, iodo e manganês. A sua melhor característica é a presença de caroteno, a provitamina A, que transforma-se no organismo, especialmente no fígado, em vitamina A. Com efeito diurético, a cenoura e seus óleos essencias também têm características vermífugas.

A vitamina A é imprescindível nas múltiplas funções orgânicas e, portanto, reflete diretamente na beleza. Ela auxilia em tratamentos relacionados à visão, no funcionamento do sistema imunológico, na prevenção de infecções, mantém a saúde dos tecidos e da pele, promove o bom crescimento do cabelo, dentes e unhas, auxilia no tratamento de acne e outras doenças de pele. Além disso, a cenoura, ingerida por alguns dias, deixa a pele com um tom amarelado que, em contato com o sol, promove um bronzeamento dourado e uniforme.

De qualquer forma, a cenoura utilizada da dose certa na dieta diária, resulta em inúmeros benefícios, principalmente para a pele. Uma cenoura crua pode ser uma boa alternativa para matar aquela gula ou fome fora de hora, sem fazer danos à balança. Se quiser variar um pouco sua dieta, experimente a receita de suco com gergelim. Mas lembre-se de um único conselho, que serve para qualquer alimento comprado na feira: tenha certeza quanto à origem e, principalmente se está livre dos agrotóxicos, tão prejudiciais à nossa saúde.

MÁSCARA DE CENOURA COZIDA

Devolve a hidratação à pele, deixando nutrida e macia.

Ingredientes:

– 1 a 2 cenouras cozidas e amassadas

– 2 colheres (de chá) de mel puro

– ½ colher (de chá) de óleo de germe de trigo

– 2 gotas de óleo essencial de gerânio (opcional)

Misture todos os ingredientes em um recipiente. Aplique no rosto, evitando a região da boca e olhos. Deixe agir por 20 minutos e retire com água morna. Seque e aplique um hidratante.

 

SUCO DE CENOURA E GERGELIM

– 2 colheres (de sopa) de gergelim

– ½ litro de água

– suco de uma cenoura.

Bata no liquidificador as sementes de gergelim com um pouco da água. Quando estiver cremoso, acrescente, aos poucos, o restante da água e o suco de cenoura.

Até a próxima!

 

Pioneira na implantação da ginástica aeróbica no Brasil . . .

 

 

 

 

 

Imagem: cc Mats Lindh

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta