Pedalar no frio: dicas e cuidados

Muitos ciclistas param de pedalar no Outono e Inverno. Isso é bobagem! Leia com atenção estas dicas para não se intimidar com o frio e continue firme e forte, só que bem protegido para desafiar as temperaturas mais baixas.

Aquecimento e Alongamento

Indispensável alongar por uns 10 minutos antes de começar a pedalar. O alongamento é considerado também um aquecimento e ajudará muito a evitar uma lesão.

Horários das pedaladas

O mais indicado é pedalar depois das 10:00 horas, pois geralmente está menos frio.

Alimentação

Nas temperaturas baixas o corpo pede maior consumo de calorias. Isso acontece para equilibrar a temperatura do corpo, por isso sentimos mais fome no frio. Manter uma alimentação saudável é importante. Recomendo barras de cereais, frutas, energéticos que são boas pedidas para nutrir o organismo e manter a temperatura do corpo.  Não esqueça dos alimentos com vitamina C, o que ajudará na recomposição dos tecidos, evitando ressecamento da pele e lábios. E água sempre, claro!

Vestuário

Usar um vestuário versátil é a melhor solução. Procure manguito e pernito, assim você pode retirar facilmente quando esquentar. Fácil de guardar nos bolsos. Use calça de ciclismo, que ajudará proteger do frio, mas nada de usar bermudas.
Usar camiseta dry fit ajuda bastante, assim o suor passa pela camiseta e não fica em contato com o corpo. Por cima da camiseta use uma jaqueta corta vento. Luvas sempre com dedo longo.

Gostou das dicas? Sem mais desculpas para interromper as pedaladas no frio. Suba na bike e movimente-se!

www.acelerada.com.br

Personal Trainer,  com especialização em preparação física. . .

Imagem: cc Kullez

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta