Gravidez - o que você precisa saber - 2

Confira os alimentos a evitar e quais consumir

Dicas Dra Thaisa Albanesi 

A quantidade de toxinas que podem advir da alimentação por si só já causam uma grande depleção de micronutrientes e iniciam o processo de intoxicação e disbiose no bebê (consequências estão no post anterior). Por isto, fiquem atentas mamães e mulheres que estão se preparando para engravidar para ver o que é primordial evitar durante a gestação, principalmente nos 3 primeiros meses:

- Adoçantes (exceto stevia que é a versão natural e o xylitol) e açúcar branco

- Corantes - refrigerantes, balas, sucos prontos, gelatinas, salsichas e embutidos

  • Óleos vegetais e hidrogenados - margarina, canola, soja, girassol

  • Álcool

  • Glúten - trigo, cevada, malte

  • Peixes de cativeiro (ex: "Salmão" consumido no Brasil, que na verdade é a truta salmão, de cativeiro, e contém muitos metais pesados e toxinas) e Atum, que contém grande sobrecarga de mercúrio (muito tóxico ao corpo humano)

  • Peixes e frutos do mar (ex.ostra) crus - risco grande de contaminação com parasitas e bactérias, o ideal é evitá-los neste início de gravidez

  • Leite - além do processo inflamatório e depleção da flora bacteriana saudável ( probióticos), contém diversos hormônios femininos da vaca que atravessam a placenta, antibióticos, pesticidas, PCB's, etc. Nos mais modernos estudos sobre Diabetes Mellitus Juvenil, o leite está sendo apontado como a maior causa para o seu desenvolvimento, ou seja, esta condição é desencadeada na gestação?!

  • Cafeína - Nada de extremismos ou desespero, porém temos que ser profissionais com o nosso corpo se sabemos tudo o que pode impactá-lo e impactar o seu bebê!

Melhores alimentos

Para se ter ideia da importância da nutrigenômica para a mulher e o bebê, hoje já é comprovado que a tendência a ganhar peso (sobrepeso) e ou ter depressão está relacionado com a deficiência de Vitamina D e Ômega3 pela mãe durante a gestação! Sim, o que nossa mãe deixou de receber determina o nosso metabolismo e emoções na idade adulta, assim como várias outras manifestações. Cada mulher tem a sua individualidade, e é isto que avalio em cada consulta, mas de forma geral aqui vai o que não pode faltar:

- Verdes-escuros diariamente (principalmente salsinha, espinafre e couve) - maior fonte de cálcio bio disponível

- Ovos (com gema!)- fonte de vitamina D, vitamina A, ômega-3 e ferro

- Azeite Extravirgem e oleoginosas - grande fonte de ômega-3

- Óleo de côco - antiviral e antibacteriano, rico em ácido láurico, que aumenta a imunidade da mãe e do bebê, além de vitamina K, A, E, D e ácido linoleico (CLA)- anti-carcinogenico

- Peixes fonte de ômega-3 e baixo nível de toxicidade: sardinha, truta (St. Pieter), arenque, cavalinha feijão e lentilha - fonte de ferro, folato, magnésico, fibras e zinco

- Kefir e alimentos fermentados - fonte probióticos

- Batata-doce: Vitamina A e E

- Frutas vermelhas - antioxidantes e fibras

- Abacate - ômega-3, ác. fólico, potássio

- Carneiro e Fígado: fonte de vitamina B12, ferro e zinco Fazer exames antes e durante a gestação para dosar principalmente níveis de Vitamina D, de ômega-3, de radicais livres e processos inflamatórios para corrigi-los, assim como o nível de outros antioxidantes, é essencial! ? Suplementação essencial:

- Omega 3 com maior proporção de DHA

-  VitaminaD em altas doses - acima de 8.000UI/dia (após dosagem sempre)

- Probióticos

 

Dra Thaisa Albanesi Santos

Dra Thaisa Albanesi Santos

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine, e colaboradora da Federação Brasileira de Fisioculturismo - IFBB, responsável pelo Wellness and Health Center, no Buddha Spa Ibirapuera.

Instagram: @DraThaisa

Facebook: DraThaisa Albanesi

 

 

* As matérias do Buddha Spa Blog têm caráter informativo e nos são enviadas por profissionais altamente qualificados. Mas não podem substituir a consulta e o atendimento médico individualizado.


Deixe um Comentário Cancelar resposta
O seu endereço de email não será publicado


RECEBA NOSSOS
INFORMATIVOS

Loja Online

Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!