Ser positivo faz bem ao coração!

Muito se fala com relação a prevenção nos males de coração. A prática de bons hábitos como alimentação adequada, evitar fumo praticar esportes e muitos conselhos que ajudam a manter a saúde e também a prolongar a vida.

Também se fala muito em ser positivo, manter o bom humor, focar as coisas boas, mas tudo isso parece apenas ser conselhos para atingir uma forma mais leve de se viver. Engano! Comprovadamente manter o bom humor e ser positivo influencia também a sua saúde física e colabora na prevenção de doenças relacionadas ao coração.

Em um importante estudo canadense, realizado a partir de 2004, os pesquisadores examinaram nove dos principais fatores de risco para doenças do coração, como o tabagismo, obesidade e falta de exercício. Os pesquisadores descobriram que uma categoria de risco, (fatores psicossociais), que inclui sentimentos como angústia, são associados com um risco substancial de ataque cardíaco. Na verdade, as pessoas que relataram altos níveis de estresse psicossocial tinham quase tanto risco quanto os que fumavam.

Um estudo da Universidade de Pittsburgh, de 2004 sugeriu que as pessoas menos otimistas tiveram uma progressão mais rápida da aterosclerose (endurecimento das artérias).

Outro estudo, de 2007, Laura Kubzansky (Harvard T.H. Chan School of Public Health – desenvolvimento humano e saúde) relatou que as pessoas com vitalidade emocional tinham 20% de redução de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas em comparação com aquelas que não tinham esta característica. E outro estudo de seu grupo realizado em 2001 mostrou que as pessoas altamente otimistas tinham cerca de metade do risco de contrair doenças cardiovasculares.

Laura Kubzansky disse que todos os estudos confirmaram a importância de construir uma capacidade de se auto regular às emoções e de ser capaz de enfrentar os desafios. “É importante ser capaz de dizer: ‘É um dia ruim, mas isso não vai durar para sempre'”. Ajudar as crianças a desenvolver esse tipo de resiliência é fundamental, ela acrescentou, para se certificar de que as pessoas sigam no caminho certo para uma vida saudável desde cedo.”

Portanto, sabe aquela frase que diz: “nada dura para sempre“? É isso! Felizmente os problemas um dia se resolvem. Lembre-se: além de praticar os hábitos saudáveis, seja positivo! Viva com otimismo! E ensine seus filhos e viver desta forma. Ser otimista e positivo faz bem ao seu humor, gera mais leveza na vida e, comprovadamente, mantém seu coração mais saudável!

Por Bcires – Fonte pesquisa: www.hsph.harvard.edu

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta