Shiatsu – o fluir da energia vital

Shiatsu é uma terapia que se utiliza de técnicas de pressão, percussão, fricção, rotação e alongamentos. Sua aplicação é firme e com intensidade graduada ao longo dos meridianos. Seu princípio base está na noção de energia vital qui em chinês e ki em japonês, que é a energia que circula em todo o corpo, por meio de meridianos, ou canais de energia através dos quais pode atuar sobre os pontos precisos da acupuntura nos tsubos.

Esta técnica com digitopressões foi elaborada com o objetivo de melhorar e desbloquear o fluxo de energia vital estagnada no corpo e, assim, reduzir muitas dores e padecimentos. É uma massagem indicada para prevenção e tratamento de vários sintomas, tais como dores na coluna vertebral e articulações, insônia, cólicas, estresse, ansiedade, dores de cabeça, sinusite, TPM, depressão, melhorando a circulação sanguínea e equilibrando o sistema nervoso entre outros.

O que mais nos encanta no Shiatsu é o fato dela ser uma das técnicas da medicina oriental que tem milhares de anos, em que são utilizadas acupressões para trazer tranquilidade (equilíbrio), além de ser usado no tratamento de diversas patologias. Mas também é uma técnica conhecida como massagem dos órgãos, que é a massagem mais profunda que existe, pois além de atuar na muscultura reduzindo ou eliminando as tensões que existem, age sobre os órgãos sendo que cada órgão corresponde a uma função especifica e a uma função emocional/energética, ou seja uma emoção específica está ligada a cada órgão. Logo, se estamos com problemas em um órgão, também estamos com desiquilíbrio na emoção deste órgão. O contrário também pode acontecer, pois se estamos com problemas emocionais, podemnos afetar uma parte de nossos corpo.

Os benefícios do Shiatsu são inúmeros. Hoje é adotado e traz grande auxílio à medicina ocidental na melhora dos efeitos colaterais de alguns tratamentos, bem como é o próprio tratamento de algumas patologias.

Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box

Reprodução proibida

www.spasterapialquimia.com.br

Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora . . .

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta