Para acalmar – respiração e palavras.

A respiração afeta nossa saúde e bem-estar. Para sermos saudáveis tanto emocional quanto fisicamente, precisamos de oxigênio e devemos respirar corretamente. O Yoga, durante milhares de anos, ensina técnicas respiratórias conhecidas por Pranayamas, que tem como função o equilíbrio físico e energético do ser. Energias conhecidas por Prana, forças vitais, disponíveis para todos os seres e presentes em tudo. Respirar é também uma forma simples e efetiva de transformar a energia.

Este é um exercício calmante e pode ser utilizado no meio de um estado de reação mental ou emocional, vai ajudar a deter a energia que o faz se focar em pensamentos negativos. Você pode ficar sentado ou deitado. Respire pelo nariz e sinta a passagem do ar pelas narinas. Respire lentamente para aos poucos encontrar o seu centro e se sentir mais presente. Uma sensação natural de expansão começa a surgir e pode ser sentida por todo o corpo físico.

Comece agora soltando o ar numa longa expiração. Permita que cada expiração se torne mais longa que a inspiração e durante a expiração, você pode repetir mentalmente a palavra “calma“. Permaneça o tempo que achar necessário e sinta o poder da palavra em sua mente. Sinta que você tem o poder de transformar a energia do ambiente em que você está à medida que você se centraliza e acalma.

As palavras possuem muito poder. Elas afetam nossos relacionamentos com os outros e também o que criamos no mundo. São ferramentas poderosas para a transformação da energia que projetamos. Palavras são sementes e a cada palavra semeada no jardim da vida surge a colheita determinada pela qualidade das sementes.

Várias culturas ancestrais entendem o poder das palavras e por esse motivo as tratam com muito respeito. Os índios Navajos dizem: “Que você ande no caminho das Belezas”, e isso quer dizer que não se deve dizer nada para si mesmo ou para outra pessoa a não ser que crie beleza em sua vida.

Criando uma atmosfera mais saudável e com um recurso muito simples que é a respiração, podemos curar e mudar o ambiente em que vivemos. Faça listas de palavras que possuem a energia que você deseja manifestar em sua vida. Utilize-as mentalmente como poderosas ferramentas que vibram ao seu favor e que podem criar uma vida muito mais harmoniosa. Nós não podemos mudar os outros, mas temos escolhas e essas escolhas podem transformar situações e nós mesmos.

Dica de leitura: “Cure Pensamentos Tóxicos” de Sandra Ingerman

Namastê!!!

www.criaryoga.blogspot.com   

Instrutora de Yoga há mais de 20 anos com formação na Escola Aruna; Pós-graduação em Yoga pela UNIFMU.

 

Publicado em março/2014

 

 

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta