A terapia dos campeões, Massagem desportiva

A foto mostra um moço de uniforme de futebol verde, dando uma bicicleta. Estamos falando que a massagem desportiva ajuda a praticantes de atividade física a relaxarem e aliviar tensões nos tecidos e músculos

Muito requisitada em Spas por praticantes de atividades físicas, após jogos de tênis, para relaxar a musculatura dos braços e costas contraídos, para jogadores de futebol, para tensões nas pernas e distensões na virilha. É uma massagem mais vigorosa que trabalha com a técnica de deep tissue, ou seja, pressiona, massageia e estimula o tecido profundo. Atua também nos trigger points, os pontos de gatilho, onde músculo e tecido se conectam e onde se acumula tensão.

A terapia ajuda na eliminação de ácido láctico (muitas vezes com ardência e tensão localizada), produzida durante a atividade física, reduzindo a sensação de cansaço e levando ao relaxamento. Estimula também o sistema linfático, ajudando na remoção dos edemas e hematomas. A massagem desportiva envolve três tipis de manobras: o amassamento, o deslizamento e a tapotagem. Esses movimentos são feitos com auxílio de um óleo ou loção corporal. Podem ser com ativos lipossomados para dor, inflamações e relaxantes musculares.

Esta técnica é ótima para combater o estresse do dia a dia, em que movimentos de percussão estimulam e são extremamente benéficos quando aplicados antes das atividades esportivas.

Todas as manobras são executadas por tempo moderado ou rápido (durante um jogo, quando os jogadores param com dor ou contraturas) aplicando sobre os locais de dor, e mais tarde, após o jogo, sobre as áreas mais amplas.

Esta técnica exige grande “flexibilidade” dos punhos e mãos por parte do terapeuta, durante aplicação das percussões, para que o massageado não sinta desconforto, auxiliando na “acomodação” dos tecidos pela pressão dos golpes, reduzindo dores e rigidez das articulações que muitas vezes vão ao seu limite durante uma prática esportiva.

Consulte as massagens mais indicadas para Você nas unidades Buddha Spa: Unidades

Artigo extraído do livro:

SPAS – Alquimia de uma Jornada

Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box

www.spasterapialquimia.com.br

Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora, Diretora Educacional da ABC Spas (Associação Brasileira de Clínicas e Spas). Presta assessoria e consultoria a empresas nas áreas de clínicas e SPAs; palestrante e ministrante de cursos e congressos no Brasil e no exterior.

Artigo editado – publicado em dezembro 2013

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta