Benefícios da Atividade Física em sua vida diária

A atividade física é uma forte aliada para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida, o que trará invariavelmente uma excelente condição de saúde e bem estar geral ao praticante.

A preocupação em promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares, combatendo os efeitos nocivos da vida estressante e sedentária principalmente na cultura do fast food.

Segundo a Constituição da Organização Mundial da Saúde, a definição mais difundida de saúde é a que diz: ?Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou de enfermidade.?

            O que vale como atividade física?

Andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa, funcional e que tenha certa regularidade na prática das mais diversas atividades cotidianas.

Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática de atividade física, horas intermináveis de exercícios ou dor, sofrimento e suor em excesso. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana. Uma prática regular e frequente, com duração mínima de 30 minutos, servirá para que sua saúde melhore e permaneça em níveis aceitáveis de condição.

– reduz a tensão e ansiedade;

– ajuda a controlar o peso;

– ajuda a combater a osteoporose, ou seja, a fraqueza dos ossos provocada por perda excessiva da massa óssea;

– ajuda no controle da hipertensão;

– ajuda a combater os problemas do coração;

– ajuda no controle do diabetes.

No entanto, para que realmente tenhamos a totalidade desses efeitos benéficos precisamos também manter uma alimentação adequada, bem como evitarmos, dentro do possível, situações de tensão e ansiedade.

 “ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA” (UNESCO).

“A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso” (CASPERSEN et alii, 1985).

Imagens:  Photl.com/Studio Cl Art

1 Comentários
pedro

legal mas preciso de respostas de como eu vejo a atividade fisica na minha vida para um trabalho de educaçao fisica

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta