Lavanda – maravilha da natureza

A lavanda (alfazema)  possui um odor muito familiar para todos. É um aroma tradicional usado em produtos infantis, de higiene e perfumaria, o que lhe garante um lugar frequente na memória olfativa dos adultos, marcando seu lugar específico como planta do amor, como é chamada em vários países. Amor e carinho provenientes dos cuidados da mãe. Seu nome original vem do latim “lavare” que significa lavar.

Usada por gregos e romanos em banhos refrescantes, a sua fama como fitoterápico  é conhecida desde os tempos mais remotos, sendo utilizada até hoje nos produtos mais modernos no segmento de beleza, em spas, produtos aromáticos  e cuidados pessoais. A riqueza que possui em princípios ativos supera outras espécies e o seu odor suave tem a força de produzir bem estar e estímulo positivo para o ser humano. Podemos citar alguns entre seus componentes como a cumarina, triterpenos, flavonóides (as famosas isoflavonas, recente descoberta: os fito-hormônios), fitoesteróis, óleo essencial e outros componentes que fazem desta planta um verdadeiro “luxo” em inúmeros tratamentos. Basta um único galhinho da planta fresca para produzir um completo relaxamento e provocar um sono profundo e agradável.

Nos Spas, a lavanda é utilizada em forma de chás ou em banhos por sua ação tonificante do sistema nervoso. Nas debilidades nervosas ou nos casos de depressão, ela é usada em forma de emplastro ou em tratamentos de aromaterapia, agindo através do nervo olfativo, produzindo uma ação calmante, além de atuar beneficamente no sistema respiratório.

Suas propriedades excitantes agem nas atividades metabólicas, estimulando a circulação periférica e acelerando os processos de emagrecimento. Sua ação bactericida e antisséptica é utilizada há muito tempo, atuando em tratamentos de queimaduras e feridas. Atualmente a lavanda é uma erva usada nos tratamentos contra a  acne, em combinação com outros agentes bactericidas que garantem um resultado eficaz.

A lavanda vem provando há muitos anos que suas folhas e flores guardam muito mais que a beleza singela da Natureza. No interior e na sua essência, há um grande poder de cura, sempre associado ao aroma do carinho de mãe.

– 6 gotas de óleo essencial de menta

Modo de fazer:

Coloque as flores de alfazema e a água em uma panela e aqueça até ferver. Desligue o fogo, tampe de reserve até esfriar. Coe. Coloque o líquido dentro de um frasco esterilizado e adicione os outros ingredientes. Misture bem antes de aplicar nos pés, através de uma massagem refrescante.  Validade: dois meses.

Até a próxima!

Até!

Pioneira na implantação da ginástica aeróbica no Brasil e fundadora do primeiro Spa na América Latina, é considerada uma autoridade brasileira nos segmentos de beleza, fitness e saúde….

Artigo editado – de 24/06/2012.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta