Amenize a dor da artrite reumatoide com massagens regulares

Massagem é uma carícia cheia de mágica que pode atuar nos mais diversos problemas físicos e emocionais! Neste artigo reunimos informações do que esperar como resultado quando a utilizamos em casos de artrite reumatoide. Para quem sofre deste mal e conhece a dor que ela causa, uma dica valiosa.

O que é Artrite reumatoide?

De uma forma resumida, é uma doença autoimune inflamatória crônica que afeta as articulações (e também pode afetar órgãos internos) causando rigidez, inchaço doloroso e, com sua evolução, pode causar deformidades. Ela afeta qualquer pessoa, desde crianças até idosos, sendo mais comum em mulheres por volta dos 50 anos. Infelizmente esta doença não tem cura e seu tratamento deve ser acompanhada por um médico.

Quais são seus sintomas?

Entre os sintomas mais comuns estão a inflamação das articulações, rigidez e dor. Ela é mais do que apenas uma doença, pois existem pelo menos 100 variações de artrite, podendo citar a osteoartrite, gota e fibromialgia.

O que a massagem pode fazer no tratamento desta doença?

Embora não exista uma cura definitiva até o momento, há estudos que comprovam que a pressão moderada aplicada durante a massagem pode aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “A massagem aplicada com regularidade pode levar a uma redução significativa da dor para pessoa com artrite” diz Dr Tiffany Field, PhD, diretor do Touch Research Institute da “University of Miami School of Medicine” – que conduz inúmeras pesquisas sobre os benefícios da massagem, incluindo nos casos de artrite. A massagem tem sua importância comprovada como uma terapia auxiliar no tratamento indicado pelo médico, trazendo alívio e maior conforto aos pacientes.

Quais os benefícios da Massagem para pacientes tratados com artrite?

De um modo geral:

– diminui os hormônios do estresse e depressão

– alivia a tensão muscular

– melhora a circulação e reduz o inchaço e rigidez

– melhora a amplitute dos movimentos e funções gerais das articulações

– melhora o sono e função imunológica.

A massagem também pode ajudar a melhorar temporariamente a mobilidade das articulações e músculos afetados pela artrite. No entanto, a massagem não irá reduzir a inflamação ou lesão articular de artrite. Por este motivo, o acompanhamento médico é imprescindível.

Massagem é relaxamento, saúde e bem-estar e os estudos continuam comprovando sua eficácia. Indicado para quem busca uma melhor qualidade de vida.

Fonte: www.arthritisvic.org.au / www.arthritistoday.org Por: BCires Matéria editada publicada em Maio/2014

Obs: Esta matéria tem caráter informativo, não substituindo o acompanhamento e orientação personalizados do médico responsável. 

2 Comentários
Bernadeth

Desejo marcar uma avaliação e massagem para segunda feira, se possível no primeiro horário,estou sentindo muitas dores!!!

silvia Barretto

gostaria de maiores detalhes...tenho artrite remaumatoide

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta