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Isotônicos fazem bem ou mal?
admin / 20 maio 2014
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Você adora isotônico ou energético e não sabe qual a quantidade correta beber, o horário, o momento certo. Leia e aprenda.

– Primeiro você tem que entender para que serve: o isotônico serve para repor sais minerais (sódio e potássio) e carboidratos, que são perdidos durante atividades intensas ou que duram mais que uma hora. Também evitam desidratação e cãibras.

Aos que não praticam exercícios, esse suplemento não é recomendado, ou para aqueles que possuem problemas renais, hipertensão arterial. Os isotônicos contêm muito sal (sódio) e pessoas com esses problemas apontados não podem exagerar no sal.

Antes da atividade é indicado ingerir de 200 ml a 400 ml de líquidos. Pode ser suco, água ou isotônico, mas não beba isotônico antes se você já fez uma refeição com carboidratos, pois a bebida já contém esse nutriente.

Durante o exercício, é recomendado consumir entre 500 ml e 2 litros de água e isotônico. A quantidade vai depender de quanto de suor a pessoa perdeu. Se suou pouco, deve beber 1 litro de isotônico. Se suou muito, são necessários 1 litro de isotônico e mais 1 litro de água. Após as atividades, o consumo ideal é de 1,5 litro de líquido para cada quilo perdido.

– Para calcular quanto você perde de água durante os exercícios, pese-se antes e depois e transforme o resultado de gramas em mililitros. Por exemplo: se você perdeu 400 gramas, reponha 400 ml durante a atividade. O ideal é repor isso com metade de água e metade de isotônico.

Sobre Energéticos

As bebidas energéticas contêm várias substâncias, mas as mais importantes são a cafeína e a taurina. A cafeína deixa a pessoa mais alerta, e a taurina é um aminoácido que diminui o cansaço muscular.

O consumo excessivo de cafeína pode causar insônia, transtorno de ansiedade, gastrite, dor de cabeça, arritmia cardíaca, intoxicação e tremores.

Então fique atento, o que parece ser saudável pode lhe fazer mal.

 

 

Por: Eliana Malízia

 

www.acelerada.com.br

 

Personal Trainer,  com especialização em preparação física . . .

 

Imagem: Photl.com

 

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