Dicas para aliviar o inchaço na gestação

Uma moça grávida de roupa branca, sentada no sofá tomando um copo grande de água. A ideia é mostrar que exercícios ajudam a amenizar e até prevenir os inchaços normais neste período.

O inchaço é um problema que acompanha toda gestante. Algumas incham menos do que outras, mas todas incham!

E porque ocorre o inchaço?

Esse é um processo natural da gravidez provocado pelas mudanças fisiológicas e vasculares.

O corpo da mulher precisa formar mais sangue porque agora ela terá que nutrir dois: ela e o bebê. Dessa forma todo o volume sanguíneo e, portanto de água, terá que aumentar gradativamente na gravidez.

O inchaço, conhecido também como edema, é mais comum a partir do final do segundo trimestre de gravidez.

Nesta matéria mostrarei dicas e técnicas que podem contribuir muito para que você tenha o controle desse inchaço.

“Na fase final da gravidez é o momento onde o corpo da mamãe possui maior volume sanguíneo e de líquidos. O inchaço ocorre progressivamente ao longo do dia, intensificando-se no final da tarde e no começo da noite. Além de pés e pernas, há outros locais do corpo que também podem apresentar inchaço, como as mãos, rosto e nariz”.

1. Selecione seus alimentos e retire ao máximo o consumo de sal. Certos alimentos como embutidos e industrializados carregam muito sal e isso te fará reter mais líquido.

2. atenção para as posturas e posições que devem ser evitadas para prevenir o inchaço:

“Algumas posturas prolongadas no dia a dia, principalmente no trabalho, fazem a circulação não acontecer de forma saudável e predispõem ao acúmulo de líquidos nas pernas”.

– Ficar em pé ou sentada por muito tempo dificulta a circulação sanguínea e dessa forma há o acúmulo de sangue e líquidos nas pernas. Evite ficar por longos períodos nessas posições, realize pequenas caminhadas ou movimentos em pé para as pernas, como circular o pé, elevar o calcanhar e elevar os joelhos.

– Evite ficar sentada com as pernas cruzadas, essa posição também dificulta a circulação. Procure sentar-se elevando os pés e realize periodicamente o movimento dos tornozelos.

– Evite sapatos de salto. Além de serem arriscados para uma torção do tornozelo, eles impedem o movimento adequado dos pés e tornozelos que funcionam como uma bomba que facilita o retorno do sangue e líquidos.

Dica de ouro 1: Dicas da personal gestante !!!

“Use o momento de ir ao banheiro ou para beber água para realizar alguns exercícios para estimularem sua circulação – alongamentos, mobilizações farão toda a diferença e vão te ajudar”.

Estique suas pernas em uma cadeira, deixando-as na linha do quadril. Faça movimentos para cima, para baixo e circulares com os tornozelos.

Exercício 2

Apoie-se em uma parede e realize a elevação dos calcanhares. Realize de 8 a 10 movimentos a cada hora.

Dica de ouro 2: Dicas da personal gestante !!!

“Faça drenagem linfática durante a gravidez toda e não somente quando o inchaço aparecer. A drenagem é preventiva reduzindo o inchaço na semana. Se você deixar para fazer quando o inchaço aparecer ela não terá o mesmo resultado”.

Dica de ouro 3: Dicas da personal gestante !!!

A melhor forma de controlar seu peso e o inchaço na gravidez é manter sua “Gravidez em Forma” através de um estilo de vida ativo e saudável – alimentação, exercícios especializados para esse momento e terapias que promovam o seu bem-estar farão toda a diferença em seu dia a dia e nas intercorrências gestacionais.

Por: Gizele Monteiro

www.gravidezemforma.com.br

http://gizelemonteiro.com.br/

Instagram: @gizelemonteiro

 

É autora e idealizadora do e-book e programa Gravidez em Forma. Mestrado pela Unifesp com tema de estudo “Exercícios na Gravidez”. . .

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta