Óleos em cosméticos e SPAs

Os óleos em cosméticos podem ser de origem animal, vegetal e mineral. Alguns exemplos de óleos com procedência animal são:a lanolina, esqualeno, vison, entro outros, que, além de muitas vezes desencadearem alergias tópicas, hoje alguns deles são bastante combatidos e até proibidos, por entidades protetoras dos animais, de terem sua extração realizada.

Os óleos vegetais são os mais utilizados em cosmetologia nos SPAs, sendo inclusive símbolo de qualidade e sofisticação. São bem vistas massagens com óleos essenciais tibetanos, utilizados com técnicas de terapia com pedras quentes aumentando a permeabilidade e proporcionando maior deslizamento sobre a pele, onde os óleos essenciais, como o de abacate, amêndoas doces, linhaça, oliva, prímula, macadâmia, ou, então, produtos que têm em sua base óleos essenciais extraídos da semente da uva, ricos em polifenóis, etc, são os ativos oleosos mais adotados.

Receber uma massagem com esses óleos de forma terapêutica nos proporciona relaxamento, prazer e muita paz interior. Através de toques e amassamentos suaves, vamos relaxando, acalmando-nos, soltando-nos aos aromas que exalam dos óleos utilizados. Com sentidos estimulados, entramos em estado de êxtase, pelos benefícios que os aromas produzem em todos os nossos corpos, físico, mental e espiritual.

Indicação de alguns óleos e essências e suas formas de uso: 

  • Estresse/depressão: são indicados os óleos em essência de lavanda, maçã. Limão, gerânio, sândalo, sálvia, patchoulli, rosa, ylang ylang. Estas essências são manipuladas em cremes, loções gotas em banhos ou compressas de emplastro de amidos ou argilas.

  • Insônia: indicados óleos de maçã, lavanda, sândalo, gerânio, camomila, calêndula, utilizados em loções faciais, em compressas para olhos com água, massagens suaves faciais e capilares.

  • Dores de cabeça e cervicalgias: essências e óleos recomendados são: maçã, rosa, rosmarin, menta, lavanda, melissa, utilizados em cremes e óleos de massagem, banhos, inalações, com pomadas tópicas de arnica, para serem massageados o pescoço e ombros.

  • Sistema respiratório, resfriados, sinusites: essências e óleos de lavanda, eucalipto, menta, limão, cipreste, utilizados em banhos, inalações de valor, massagens faciais e pescoço, parte frontal, gargante e peito, podendo ser adicionados na vaporização do ambiente, para quem está espirrando e passando germens e outros micro-organismos.

    Os óleos essenciais são utilizados, quando diluídos, para massagear; ou em poucas gotas, para perfumar ambientes, e para tal são utilizados através da difusão aromática, proporcionada pelo calor, através do uso de porta óleos, lâmpadas, acessórios elétricos colocados em tomadas, dentre outras técnicas.

Ligia da Luz Posser – Editora Besouro Box

Reprodução proibida

www.spasterapialquimia.com.br

Gerontóloga, Psicoterapêuta, Escritora . . .

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta