Aromaterapia – a harmonia com os aromas

Costumo dizer que essa é a terapia do sentir, em que os aromas ativam o olfato e sentimos a vida com harmonia e prazer.

O QUE É?

Aromaterpia é um ramo da Fitoterapia. “Aroma” significa cheiro agradável e “terapia”, tratamento que visa à cura de algum desequílibrio físico ou mental.

Essa prática terapêutica se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio do corpo e a harmonia pessoal. E um excelente recurso natural utilizado em diversas áreas para otimizar os efeitos e propriedades dos tratamentos.

Onde usar?

A escolha dos os óleos escolhidos beneficia a indivíduo como um todos tendo indicação nas práticas a seguir:

1. Massagem Aromática

Massoterapia com óleos essencias nas manobras ou até mesmo no ambiente do tratamento.

2. Difusão

A difusão consiste em volatilizar o óleo essencial no ambiente onde o indivíduo está repousando, como um excelente complemento ao tratamento fitoterápico.

Às vezes a difusão é fundamental pelas respostas rápidas e pelo relaxamento adequado que propicia.

Existem vários modelos de difusores. De maneira geral, seu princípio de funcionamento consiste em, através de uma fonte de calor – que pode ser elétrica ou mesmo a chama de uma vela – elevar a temperatura do óleo essencial para que este se volatilize, espalhando-se pelo ambiente. O cheiro é delicioso!

3. Inalação Direta

A inalação é a absorção direta do óleo essencial volatilizado. Indicada, principalmente, para os casos de afecções das vias respiratórias e da pele ou em casos que necessitam de uma rápida atuação no campo emocional do cliente.

Nessa forma de uso as propriedades dos óleos chegam imediatamente ao nosso sistema nervoso central onde serão processadas os estados mentais desejados e assim e emitir os sinais para todas as partes do corpo o quais irão executar as informações recebidas.

Usar no banho de vapor facial ou através da inalação a seco.

Esse vapor aromático deve ser inalado por cerca de 10 a 20 minutos (6 a 8 gotas de óleo essencial por litro de água)

4. Escalda Pés

É o banho de imersão dos pés em recipiente com água quente e óleos essenciais (10 gotas de óleo essencial para 5 litros de água), e deve ter um nível de água até a panturrilha.

Quando os pés ficam aquecidos os vasos sanguíneos desta área e das pernas se dilatem, fluindo ainda mais sangue e com isso reduzirá a congestão em outras partes do corpo. Escalda pés são excelentes nos casos de insônia, congestão, dores de cabeça, menorreia, gripes e resfriados, entre outros.

5. Compressa Aromática

Indicadas para uma região específica do corpo, e podem ser feitas frias ou quentes, em função do tratamento (2 gotas de óleo essencial para meio litro de água).

As compressas frias recomendadas para os casos de edemas, dores-de cabeça e febres, etc.

As compressas quentes são recomendadas para a abscessos, cólicas, dores de ouvido, dores reumáticas e musculares, etc.

6. Uso Cosmético

Os cosméticos orgânicos e naturais utilizam os óleos essenciais em suas composições. Eles exalam um delicioso aroma, bem como as suas propriedades terapêuticas são otimizadas nas fórmulas.

Principais óleos essenciais:

 

Lavanda

É o óleo mais utilizado na aromaterpia e com muitas aplicações. Combate o estresse e tensões nervosas, insônia (pingue uma gota no travesseiro), depressão, ajuda a aliviar dores musculares, pode ser utilizado como antídoto em picadas de abelhas, borrachudos, formigas e outros insetos.

 

Alecrim

Ajuda nos casos de tontura, hipotensão e problemas de circulação. Usado também no coutro cabeludo para prevenção de queda de calelo e na hidratação de cabelos ressecados. Atua fortemente contra o estresse. Muito utilizado para pré e pós operatório, na realização de drenagem linfática,. Ajuda na memória e concentração.

Eucalipto

Muito utilizado em doenças nas vias respiratórias como gripe, rinite, sinusite, dor de garganta, asma e bronquite. Fortalee o sistema imunológico. É um poderoso desinfetante de ambientes, purificados de ar (contra fungos e bactérias) e repelente de insetos.

 

Laranja

Essência que estimula o metabolismo celular e funções digestivas, agindo como um tônico estomacal. Seu aroma cítrico cria atmosfera envolvente e tabém epropriado para uso infantil, principalmente nas questões referentes a alimentação, medo, irritação e nervosismo.  Muito usado em drenagens linfáticas e também para combater a febre.

 

Mirra

Usado para limpar energeticamente os ambientes e ajuda na meditação e relaxamento; ótimo para aumentar a intuição.

 

 

 

Ópio

Muito usado para estimular a criatividade, trazer sensações de alegria e calma. Em casos de stress, medo é ótimo para refazer o emocional.

 

 

 

Sândalo

Antidepressivo, tónico e afrodisíaco. Favorece o desenvolvimento da espiritualidade e aumenta a resistência física. Traz sucesso, proteção e aumenta o poder da meditação

 

 

 

Ylang-Ylang

Ótimo para tranquilizar os medos, raiva, pânico e ansiedade. É uma essência sensual, que ajuda a despertar os sentidos e o prazer.

Os aromas têm o sublime poder de nos centrar, aumentar nossa autoestima e aguçar os sentidos para viver a vida de forma mais inteira e leve. Inspire-se e sinta os aromas da vida.

 

Mestre em Reiki Tradicional e Tibetano

Advogada, Pós graduada em Marketing e Naturopatia. . .

criancasdasestrelas.blogspot.com.br

Cursos e informações: www.healingcoaching.com.br

Facebook: Adriana Perazelli – naturopatia e numerologia

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta