Benefícios do pêssego

O pêssego é considerado uma fruta com baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão é mais lenta, libera menos açúcar no sangue e são ricos em fibras que melhoram o funcionamento intestinal e dão saciedade por mais tempo, além de ser uma fruta pouco calórica, auxiliando na prevenção da saciedade.

É uma excelente fonte de minerais como fósforo, magnésio, potássio, manganês, cobre, iodo, ferro e selênio. É rico em fibras, carboidratos, vitaminas A, C e complexo B e em betacarotenos. Também, podemos encontrar fitoquímicos como os carotenoides e polifenóis. Por ser tão rica destes nutrientes, o pêssego ajuda a evitar doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e outros problemas relacionados à obesidade. Possui ação diurética, importante para insuficiência renal; por possuir propriedades antioxidantes previnem envelhecimento precoce, doenças degenerativas e cardiovasculares. Ainda tem ação anti-inflamatória que pode auxiliar a prevenir alguns tipos de câncer como de mama e colón.

As fibras contidas nesta fruta auxiliam no bom funcionamento do intestino, funcionando como um leve laxante, evitando a prisão de ventre.

O Pêssego em calda também é rico em fibras, vitaminas A,C, D, entretanto, é necessário tomar cuidado com o consumo excessivo pois o pêssego em calda em geral possui muito açúcar, principalmente aqueles enlatados vendidos em supermercados. Enquanto metade de um pêssego natural possui 15,4 kcal e 3 g de açúcar, metade de um pêssego em calda possui 50 kcal e 12,3 g de açúcar.

Uma pesquisa americana, mostrou que o consumo de 2 a 3 pêssegos por dia, pode inibir o crescimento de células do câncer de mama. Isto, graças aos componentes presentes na fruta chamado de polifenóis, que possuem ação antioxidante no organismo.

Depois de todos estes benefícios, nada melhor que uma receita saborosa para usar e abusar desta fruta!

Mousse de Pêssego e Manga

Ingredientes:

3 pêssegos cortados

2 mangas cortadas

2 colheres de sopa de leite de coco

Rende 2 porções

Modo de Fazer: Bater no liquidificador ate obter consistência e acrescente 2 colheres de sopa de leite de coco. Conserve em geladeira.

Bacharel em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. . .

www.carolbaccei.com.br

Facebook: Nutri Carol Baccei

http://www.carolbaccei.com.br/

Imagem: cc Flickr/sumitramedia

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta