7 técnicas para relaxar e diminuir o estresse 

7 Técnicas para relaxar

A busca por bem-estar deixou de ser um luxo e passou a ser necessidade. Em uma rotina corrida, ter momentos de relaxamento é uma forma de aliviar o estresse diário que grande parte das pessoas convive, principalmente pelo trabalho. Assim, muitas buscam escape no esporte, meditação, massagens, viagens, momentos off, entre outros. O importante é encontrar o que realmente promove esse relaxamento.

Durante o Janeiro Relax, o Buddha Spa vai trazer diversas opções de como você pode relaxar, seja em casa, no intervalo do trabalho ou em um spa. Muito mais do que iniciar o ano relaxada, o objetivo é mostrar como as práticas de bem-estar podem fazer parte da sua rotina como um estilo de vida.

Selecionamos sete técnicas de relaxamento e seus benefícios:

1. Meditação

A meditação é uma técnica de concentração no momento presente, seja através da respiração, imagens, sons ou sensações. Ela acalma a mente e reduz o estresse.

Pode ser feita em um intervalo de 10 minutos ou até menos. O ideal é iniciar com práticas curtas e aumentar o tempo de forma progressiva.

Pessoas muito agitadas relatam dificuldade de concentração para meditar. Para elas, recomenda-se uma preparação para a prática, que envolve escolher um momento a sós, em silêncio, e optar pela meditação guiada. No nosso canal do Youtube você pode praticar através da playlist de meditação guiada antiestresse.

2. Respiração diafragmática

Essa opção não exige momento nem lugar específico, pode ser feita no seu local de trabalho, em um intervalo rápido, mais de uma vez ao dia.

A respiração diafragmática é uma técnica simples de respiração profunda que envolve o diafragma, localizado logo abaixo dos pulmões. Consiste em inspirar pelo nariz e expirar pela boca, lenta e profundamente. Você pode fazer de cinco a dez repetições.

Entre os principais benefícios dessa técnica estão: melhora da oxigenação, redução do estresse, fortalecimento do diafragma, aumento da consciência corporal, redução da tensão muscular, entre outros.

3. Automassagem

Automassagem Cabeça

Prática caseira que trabalha movimentos de amassamento em regiões consideradas mais tensionadas, como ombros, pescoço, cabeça e rosto. Promove relaxamento, alívio da tensão muscular, inchaço e melhora da circulação sanguínea, além de ser uma boa opção para aliviar o estresse.

A automassagem não exige preparação, basta você ficar na posição sentada, em uma cadeira, no chão ou na cama, da forma mais confortável para você.

No artigo: Automassagem: aprenda técnicas para relaxar de forma rápida e prática ensinamos movimentos para você realizar em qualquer lugar e que garantem relaxamento e diminuição da tensão imediatos.

4. Day Spa

Day Spa

Quem busca uma experiência verdadeira de relaxamento, o day spa é uma ótima opção pois reúne várias técnicas de bem-estar em uma imersão. No Day Spa Buddha Spa você faz relaxante corporal, banho de imersão, refeição e dependendo do tipo de day spa que você escolher, pode ainda ter estética corporal, shiatsu, drenagem facial, massagem ayurvédica, Indian head, reflexologia, entre outros.

O day spa no Buddha Spa pode ser feito individualmente ou de casal. É um momento completo de relaxamento em que você é convidado(a) a se desconectar do mundo e viver a experiência por completo.

5. Atividade Física

Praticar atividade física está entre as principais escolhas de quem busca por um equilíbrio entre saúde física e mental. Isso porque ela libera endorfina, o hormônio do prazer, que relaxa corpo e mente.

Seja ao ar livre, indoor, sozinho ou em grupo, praticar exercício físico frequentemente melhora a autoestima, o humor e é um importante aliado da sua saúde.

E quando se fala em exercício, não existe regra de qual relaxa mais, o importante é encontrar um que você goste e sinta prazer em praticar.

6. Massagem com óleos essenciais

Massagem com óleos essenciais

Quando falamos em relaxamento a massagem é logo associada a essa prática, afinal, nada melhor do que reservar um momento para uma massagem relaxante, não é mesmo? E para deixar essa prática ainda mais completa, o uso de óleos essenciais é cada vez mais frequente.

A Massagem Relaxante Buddha Spa é feita com óleos essenciais para ativar o olfato e deixar a prática ainda mais relaxante. Antes de iniciar você escolhe com qual óleo quer relaxar – calma, energia ou sono – e pode ainda levar essa experiência para casa para fazer automassagem, pois nossos óleos estão disponíveis para venda tanto individual como em kit.

7. Higiene do sono

Já ouviu falar sobre? Pois é, cuidar e manter uma rotina de sono também é uma forma de autocuidado e relaxamento. Isso porque esse conjunto de técnicas permite facilitar a chegada do sono e trazer maior qualidade para que o momento seja o mais relaxante e tranquilo possível.

Entre as práticas de higiene do sono estão:

• Ter horários definidos para dormir e acordar.

• Evitar alimentos pesados no jantar, bem como bebidas estimulantes como café, refrigerantes horas antes de dormir.

• Evitar telas pelo menos uma hora antes de dormir.

• Manter o quarto escuro.

• Manter o ambiente silencioso.

Essas são somente algumas técnicas que você pode aplicar para que seu corpo entenda que é hora de descansar e possa fazer isso da melhor forma.

Gostou das dicas? Já pratica alguma?

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta