Automassagem: aprenda técnicas para relaxar de forma rápida e prática

Técnicas de Automassagem

Começar o ano relaxado e com a mente leve é o convite perfeito para abrir um novo ciclo. E a boa notícia é que você pode relaxar aplicando as técnicas da automassagem, uma prática simples e fácil de fazer em qualquer lugar.

A automassagem é uma técnica de autocuidado, pois promove relaxamento, alívio da tensão muscular, inchaço e melhora da circulação sanguínea, além de ser uma boa opção para aliviar o estresse e a tensão ao fim de um dia cansativo, quando a falta de tempo não permite uma massagem relaxante profissional.

A verdade é que muitos realizam a automassagem de maneira inconsciente quando pressionam a testa para aliviar dor de cabeça, os ombros para diminuir a tensão, entre outras ações. No entanto, aprender a técnica correta e tornar isso rotina contribui muito para a sua saúde.

Continue lendo este artigo para descobrir como fazer a automassagem de maneira correta!

Principais benefícios da automassagem

Além dos benefícios já citados, essa técnica ajuda também a diminuir desordens digestivas, dificuldades para dormir e dores no geral.

É uma prática caseira que trabalha movimentos de amassamento em regiões consideradas mais tensionadas, como ombros, pescoço, cabeça e rosto. A recomendação é que seja feita na posição sentada em uma cadeira, no chão ou na cama, da forma mais confortável para você.

Como um convite para viver o Janeiro Relax do Buddha Spa, aprenda alguns movimentos para praticar a automassagem quando sentir necessidade:

Ombros

Automassagem Ombro

Na região dos ombros, faça movimentos circulares de 3 a 5 vezes com a ponta dos dedos e a mão na posição contralateral. Se a região estiver mais tensionada, pode fazer mais vezes, como preferir. Repita do outro lado. Em seguida, circule os ombros para trás e para frente, de 3 a 5 repetições.

Pescoço

Automassagem Pescoço

No pescoço faça movimentos circulares com uma pressão média com o indicador e o dedo médio, da linha do cabelo até a região do ombro, também de 3 a 5 repetições.Faça dos dois lados.

Depois realize movimentos circulares devagar e com amplitude máxima, de 2 a 3 repetições de cada lado.

Cabeça

Automassagem Cabeça

Para a massagem na cabeça comece com puxadas leve no cabelo.

Em seguida, realize movimentos circulares com as pontas dos dedos com uma pressão média. De 3 a 5 repetições.

Para dores de cabeça

Para as dores de cabeça, puxe a região da sobrancelha com as pontas dos dedos, aperte um pouco e solte.

Na região temporal faça movimentos circulares, de 3 a 5 repetições fazendo pressão média.

Rosto

Automassagem Rosto

No rosto, faça movimentos de deslizamento começando pela região do queixo e indo em direção às orelhas, depois na maçã do rosto.

Gostou? A automassagem pode ser feita diariamente, e se preferir, para deixar a prática ainda mais agradável e relaxante, utilize óleo de massagem ou óleo essencial.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta