Como melhorar a TPM através da Alimentação

mulher segurando um pote de alimentos saudáveis a TPM

irritabilidade

sensibilidade

dor de cabeça

inchaço

dor nas mamas

constipação intestinal

cólicas

cansaço

compulsão alimentar

depressão, entre outros.

Podemos destacar quatro tipos de TPM:

Tipo A – Ansiedade, irritabilidade, oscilações de humor;

Tipo C – Compulsão por doces, desânimo, dor de cabeça, tonturas;

Tipo H – Inchaço, dores nas mamas;

Tipo D – Depressão, baixo-astral, insônia, confusão, esquecimento.

A Nutrição Funcional aliada à atividade física podem amenizar estes sintomas, pois ajudam a modular os hormônios e neurotransmissores.

Alguns Nutrientes que de vemos incluir neste período:

– Ação anti-inflamatória, melhora a fluidez sanguínea, a circulação, absorção de nutrientes e diminui o inchaço. Fontes: Salmão, castanhas, semente de linhaça, etc.
Triptofano ? É um aminoácido responsável pela síntese de serotonina, promovendo as sensação de bem-estar. Fontes: Banana, abacate, cereais integrais, etc.

Magnésio ? Auxilia na elevação dos níveis de serotonina, melhora a função intestinal, diminui as cólicas além de agir em sinergia com o cálcio. Fontes: Cereais integrais, tofu, espinafre, feijões, etc.

Vitamina B6 – Aumenta os níveis de serotonina e auxilia na redução dos sintomas de depressão e ansiedade. Fontes: Cereais integrais, proteínas de origem animal, etc.

Vitamina A, C e E ? Estas vitaminas melhoram a função ovariana a síntese hormonal, circulação, diminuindo inchaço, diminui as cólicas, melhora a elasticidade da pele, evita cefaleia e dores nas mamas. Fontes: Frutas cítricas, vegetais alaranjados (cenoura, abóbora) e frutas oleaginosas (castanhas), etc.

Existe ainda muitos mais nutrientes a serem incorporados em um cardápio Anti- TPM, entretanto é necessário um acompanhamento nutricional individualizado para os resultados serem mais eficaz na melhora do bem-estar. Nunca esquecendo que a saúde intestinal também interfere no grau de TPM, por isso tenha uma boa hidratação, uma boa alimentação e evite alimentos com alto poder inflamatório como café, chocolates, gorduras, sal e açúcar.

Crédito imagens: Photl.com

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta