Anemia e nutrição funcional

A Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência.

A anemia podem ser causadas por deficiência de diversos nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Entretanto, a anemia ferropriva (deficiência de ferro) é muito mais comum que as demais. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. Crianças, gestantes, lactantes, meninas adolescents e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença.

A saber combinar os alimentos na hora de tratar a anemia é fundamental. A dieta do paciente deve ser rica em ferro, que está presente em alimentos de origem animal como carnes vermelhas, carnes de aves, peixe e mariscos crus. As folhas verde-escuras (agrião, couve, cheiro-verde), as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha), os grãos integrais ou enriquecidos, as nozes e castanhas, a rapadura e o açúcar mascavo, são alimentos de origem vegetal, ricos em ferro. A combinação certa dos alimentos é fundamental para melhora deste quadro, pois alguns alimentos juntos podem reduzir a capacidade de absorção de ferro, como por exemplo:

– Café + Leite = A cafeína pode diminuir a absorção do cálcio, ferro e da vitamina C, contidos no leite.

– Bife à parmegiana = O ferro presente na carne bovina compete com o cálcio do queijo na absorção do intestino. Assim, boa parte dos nutrientes de um dos alimentos não é aproveitada.

– Carne vermelha + Chá Verde = O ferro da carne pode sofrer competição com o chá verde (cafeína e taninos), quando consumimos em uma mesma refeição. O ideal é usar o chá verde sempre uma hora antes das refeições para estimular o suco digestivo.

Por isso, saber combinar os alimentos na hora de tratar a anemia é fundamental, e a nutricionista te ajudará na elaboração do melhor plano alimentar para as necessidades do seu organismo.


Por: Dra Carolina Baccei

Bacharel em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. . .

www.carolbaccei.com.br

Facebook: Nutri Carol Baccei

http://www.carolbaccei.com.br/

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta