Conheça os Benefícios do Licopeno

O Licopeno é uma substância que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, beterraba, pimentão, entre outros alimentos – é um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

A melhor fonte de licopeno é o tomate, que possui ampla utilização no Brasil. É um alimento pouco calórico, com seus efeitos antioxidantes, fonte de fibras e bem utilizado na culinária pela sua cor, aumentando a aparência dos pratos. O tomate é um alimento que pode entrar em diversas refeições. Quanto maior a concentração de tomate em uma receita, maior o teor de Licopeno e os benefícios por ele proporcionados.  Este possui maior aproveitamento quando combinado à uma pequena quantidade de gordura, preferencialmente do tipo monoinsaturada (azeite).

Diversas pesquisas demostram que o consumo de duas porções por semana de tomate reduz o risco de câncer de próstata em até  34%, além de outros tipos de câncer.

Outros estudos recentes indicam também os efeitos positivos do licopeno em termos de resistência aos raios ultravioleta. O nível do licopeno na pele pode ser facilmente aumentado pelo consumo habitual dos produtos à base de tomate. Além do licopeno, o tomate contêm vitamina C, potássio, fibras alimentares e o betacaroteno – antioxidante que pode ajudar a proteger as células saudáveis dos danos causados pelos radicais livres. Durante a fabricação dos produtos à base de tomate, níveis significativos desses nutrientes são conservados.Deixo para vocês uma receita de Molho de Tomate Caseiro para enriquecer ainda mais suas preparações:

Ingredientes

– 2 kg de Tomate orgânico

– Sal

– Azeite de Oliva extravirgem

– Manjericão

– Orégano

– Tomilho

– Molho de Pimenta

– 2 cabeças de alho

Modo de Preparo:

Lave bem os tomates e coloque ferver em água quente por 2 minutos. Desligue o fogo, retire os tomates com o auxílio de uma peneira e tire a pele. Retire as sementes e deixe-as escorrer em cima de uma peneira, em cima da massa já de tomates picados. Jogue as sementes que sobraram na peneira fora. Caso queira um molho mais líquido, bata tudo no liquidificador e siga a próxima etapa. Porém, se quiser uma molho mais substancioso, pique os tomates e siga a próxima etapa. Reserve.

Para temperar o molho, utilize de 1 a 2 cabeças de alho bem pocadinhos, tomilho, orégano e molho de pimenta a gosto. Dica: Refogue os temperos todos juntos com o alho, no azeite, antes mesmo de colocar a massa de tomate reservada. Deixe ferver em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 15 a 20 minutos.

Pronto! Um molho saudável e caseiro para suas receitas deliciosas.

Por: Dra Carolina Baccei

www.carolbaccei.com.br

Facebook: Nutri Carol Baccei

Bacharel em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. . .

Imagens:  cc Flickr Marin Ugod

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta