Flor de Lótus: Presente Divino

Nativa da Ásia, vive em cursos de água lentos ou lagos de água doce, em pouca profundidade. Seu nome científico é Nelumbo Nucífera, popularmente conhecida como: lótus, flor de lótus, loto-índico e lótus índico. Muito encontrada no Japão, nas Filipinas e na Índia. A planta é enraizada em fundo lodoso por um rizoma vigoroso, do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentada acima do espelho de água por longos caules. Produz belas flores de cor rosa, amarela e branca, com muitas pétalas. É conhecida e admirada pela longevidade de suas sementes, que podem germinar após séculos.

Existem informações de que existiram flores de lótus no Egito Antigo e de duas espécies, brancas e azuis. Para esta civilização, a flor-de-lótus simbolizava o nascimento e renascimento. Ao nascer do Sol, ela se volta para ele e ao anoitecer, ela se fecha e submerge na água.

É uma flor sagrada no Oriente por es

Diz a lenda que quando o menino Buda deu seus primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam. Quando Brahman ( o Criador na trindade hindu ) brota do ventre de Vishnu, e cria o Mundo, está sobre uma flor de lótus que é sua matriz ou berço. Muitas divindades indianas estão representadas por flores de lótus. Em sânscrito Padma, é flor de lótus. Na prática de Yoga existe uma postura de meditação que recebe o nome de padmásana, ou postura do lótus.

A flor de lótus está associada à pureza espiritual e a iluminação. É considerada uma das mais belas flores, nasce em meio à lama, ao lodo e consegue, graças a um mecanismo biológico especial, crescer, subir à superfície e permanecer limpa e bela. (Modafinil) Dizem que nenhuma poeira fica retida em suas pétalas e sua maior riqueza é que ela utiliza o lodo como alimento, atravessa a água com seu caule forte se abre para o Sol com toda sua plenitude. É símbolo de crescimento e evolução e nos traz um belo aprendizado, a importância do despertar para belo, para as belezas do espírito.

Somos seres Divinos e, assim como a flor de lótus, possuímos a semente da Iluminação em nossa Alma. Sem apego, ela aproveita a lama para crescer e sua aura ascende e a beleza vem para fora. O negativo fica lá embaixo. Na luz só tem poder e realização. É pura abundância.

Gratidão Mãe Natureza por tão belos presentes.

Namastê!!!

www.criaryoga.blogspot.com   

Instrutora de Yoga há mais de 20 anos com formação na Escola Aruna; Pós-graduação em Yoga pela UNIFMU. . .

 

 

 

Imagens: cc Flickr – Window Leong

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta