Alho – curiosidades e benefícios

Durante o tempo dos faraós, o alho era oferecido aos trabalhadores e escravos que construíam pirâmides, por aumentar a resistência física e protegê-los de doenças. Ele é mencionado na literatura de todos os grandes reinos do mundo antigo: Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma. Foi utilizado também em exércitos romanos como vermífugo. Somente nestes comentários podemos ver a eficácia em suas diversas propriedades.

O alho é muito utilizado como tempero para na culinária brasileira. Dica: por conter um sabor e cheiro muito fortes, se não for utilizado na medida certa pode estragar a receita. Se isso acontecer, a dica é colocar alguns talos de salsinha na panela e levar ao fogo novamente.

Seu odor característico é tão forte que, quando consumido em muita quantidade, o odor pode começar a ser exalado no suor e no cheiro da pele de quem o ingeriu.

Propriedades

O alho sempre foi utilizado como medicamento com vários objetivos desde a antiguidade. Ele contém propriedades antimicrobianas, tem alto valor nutricional por conter vitaminas (A, B2, B6, C), sais minerais, aminoácidos, adenosina, enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina.

Conforme a University of Maryland Medical Center, alguns estudos sugerem que o alho pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, ajudando a retardar a arteriosclerose e a reduzir a pressão sanguínea entre 5% e 8%. O alho também parece agir como um diluidor do sangue, ajudando a prevenir ataques cardíacos e derrames. Já outros estudos sugerem que o alho pode ajudar a prevenir resfriados, fortalecer o sistema imunológico, ajudando o corpo a lutar contra o câncer, no auxílio de tratamentos de parasitas intestinais e, em formato de gel, em tratamentos de micose.

Ele é poderoso na composição, no cheio e no sabor. E, como tudo, precisa ser consumido com orientação, pois alguns estudos comprovam que o alho pode interagir com certos medicamentos. Procure sempre a orientação de quem entende do assunto.

Mas, como ninguém é perfeito, o alho só não cura dor de amor. Mas, na perseverança de ser poderoso, dizem que ele espanta mau-olhado, energias negativas e… vampiros…

Por Bcires

Fontes: umm.edu/health/medical/altmed/herb/garlic / www.herballegacy.com / pt.wikipedia.org

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta