A Saúde pela comida

Nos mais modernos e avançados Centros de Estudos Internacionais, o que se está chegando à conclusão hoje era o que os chineses já sabiam há milênios: TODAS as doenças no nosso corpo se iniciam pelo Sistema Digestivo. Os mais diversos tipos de cânceres, hoje uma doença que afeta um contingente cada vez maior de pessoas, as Degenerações Senis (Parkinson, Doença de Alzheimer) e a diminuição da memória, da concentração já sentida em idades muito jovens; as Alergias tão frequentes e comuns;  os distúrbios tireoidianos e hormonais; o efeito sanfona e a

Seja pelo ritmo acelerado em que vivemos, fazendo da alimentação apenas mais um ?fast moment? para não perdermos tempo; seja pela dificuldade em saber o que escolher  para suprir cada uma das nossas necessidades; seja pela falta de nutrientes que nossos alimentos apresentam, desde os industrializados até mesmo as frutas e vegetais (Segundo pesquisas americanas, o conteúdo de minerais e vitaminas nos alimentos cultivados hoje é um terço inferior àqueles cultivados na década de 1950), o que acontece hoje é que o nosso corpo está adoecendo por não sabermos escolher!

Então veja aqui algumas dicas práticas do que colocar no seu prato para começar a tratar o seu corpo:

– Monte o seu prato com 2/3 dos alimentos na sua forma cru, pois isto garante um maior fornecimento de vitaminas e minerais para o organismo e não o sobrecarrega para digestão. E, ao cozinhar legumes e vegetais, prefira sempre no vapor e no menor tempo possível (ainda tem que ficarem com textura crocante);

Inflamações, dores e infecções recorrentes: utilize gengibre nas saladas, sopas, sucos, molhos fonte de vitamina C e B6, ajudam na defesa do organismo; e própolis (pingue algumas gotas nos sucos e chás)

Pele e cabelos mais bonitos: consuma alimentos com ácido elágico (morango, romã, cerejas); betacaroteno (cenoura, manga, abóbora, melão); vitamina C (acerola, laranja, goiaba, mamão); ômega 3 (sardinha, truta, semente de Chia e de Linhaça); licopeno (tomate cozido, goiaba, melancia); vitamina E (nozes, amêndoas)

Memória fortalecida e aumento de concentração: alimentos fonte de selênio (castanha-do-pará: coma 1 unidade por dia, brócolis, pepino); zinco (amêndoas, trigo, frutos do mar); e ômega 3

Alergias: seja alergias de pele ou respiratória, a via que piora todos os processos alérgicos é a mesma e pode ser controlada evitando-se alimentos com muitos corantes, flavorizantes, processados, e que contenham leite e derivados (extremamente alergênico) e com glúten (trigo, cevada, aveia, malte),  pois essa molécula tem um grau de toxicidade a todos os organismos. Aumente o consumo de oleaginosas (fonte de vitamina E, estimulam o sistema imunológico) e frutas frescas ricas em vitamina C.

É claro, que em muitos casos, devido às desordens já instaladas em nosso organismo, há a necessidade de suplementação para correção de tais distúrbios, mas pelo menos o controle para não agravá-los e a prevenção de seus aparecimentos no nosso corpo está a nosso alcance e é de nossa responsabilidade escolhermos a Saúde que queremos ter!

Médica Clínica Geral com ênfase na Prevenção . . .

 

 

Imagens: Photl.com

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