Pilates: pratique inteligência corporal

Pilates é uma técnica criada pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, surgindo na década de 20, ainda na primeira guerra mundial. Em 1926,  Joseph foi para Nova York e montou seu primeiro estúdio.

O Pilates chegou ao Brasil no final dos anos 90, ainda com o método original. Desde então, muitos estudos foram feitos e hoje se acredita que o ideal é trabalhar respeitando as curvaturas de nossa coluna e limitações de nosso corpo evitando assim, tensões e dores.

O principal objetivo da aula é executar os exercícios com segurança. O Pilates melhora não só a postura como também a força, resistência, equilíbrio, coordenação motora.

Benefícios ao praticante

A prática constante de Pilates atua de forma muito positiva, trazendo muitos benefícios. Entre eles:

– Melhora postura e alinhamento corporal

– Aumenta a consciência corporal

– Traz alívio de tensões e dores

– Promove a melhora do alongamento e flexibilidade

– Desenvolve equilíbrio e coordenação motora

– Atua no fortalecimento e estabilização dos músculos do core

– Age na tonificação muscular e resistência

– Diminui o impacto nas articulações

– Melhora a performance atlética

– Previne lesões

A Hérnia de Disco é uma doença da coluna vertebral, mais precisamente no disco vertebral.  A coluna vertebral é composta por vértebras. No seu interior existe um canal por onde passa a medula espinhal, entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico, cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra  e amortecer o impacto.

Esses discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e/ou com o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias, ou seja, o disco é pressionado começando a haver o desgaste discal. Assim, parte do disco se rompe formando uma hérnia de disco.

Sintomas da hérnia de disco

Parestesias (formigamento), dor no local e proximidades, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores. Pode também, desencadear fraqueza muscular dos membros, diminuição da sensibilidade e formação de contraturas musculares.

Pilates é indicado nos casos de hérnia de disco, principalmente por ser uma atividade física sem impacto, que desenvolve a consciência corporal, visando o realinhamento da coluna vertebral e utiliza movimentos suaves, precisos e controlados. O método trabalha em prol do alívio das dores, da tensão muscular e das parestesias, a partir do restabelecimento do espaço intervertebral, descomprimindo o disco. Para isto, utiliza-se o fortalecimento e o alongamento da musculatura e assim a coluna vai para o seu eixo correto.

A prática dos exercícios desencadeia a diminuição dos sintomas, propiciando à pessoa a sentir-se melhor, mais animada na retomada das atividades de vida diária.

Não existe contraindicação no Pilates após liberação médica para a prática de atividades físicas. Os profissionais são altamente qualificados e por existirem diversas modificações no repertório dos exercícios, o instrutor será capaz de adaptar os movimentos para cada cliente, independente do nível de condicionamento físico, mas sempre respeitando as necessidades e objetivos de cada um deles.

Se você já pratica outros esportes ou atividade física é recomendado de uma a duas vezes  por semana, mas se você é sedentário o ideal é três vezes. Porém,  não é contra indicado praticar Pilates todos os dias. O instrutor pode adequar a aula para trabalhar cada dia um grupo muscular ou ainda ou direcionar aulas exclusivas de alongamento ou para fortalecimento em dias alternados.
Além disso, a aula de Pilates, por ter poucas repetições, não sofre fadiga a ponto de ser necessário um longo período de repouso.

Fisioterapeuta graduada pela UNIP. . .

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta