A importância do Iodo na gravidez

Em 2013, as sociedades internacionais de tireoide alertaram para o fato de que é essencial para o feto receber iodo, através da transmissão desse elemento via placentária.

➡️Após a décima semana, a tireoide do feto passa a ser ativa, captando o iodo e iniciando a produção dos hormônios da tireoide, embora insuficiente. Caso a mãe não receba suplementação de iodo durante a gestação, ocorre carência relativa para a função tireoidiana.

➡️O fornecimento de iodo ao feto se dá pela ingestão pela gestante de alimentos temperados com sal iodado e suplemento de polivitamínicos contendo iodo, como o lugol.

➡️Os fatos que levaram à conclusão da importância da suplementação de iodo durante a gravidez decorreram de dois trabalhos publicados, respectivamente, na Austrália e no Reino Unido.

Para surpresa dos investigadores, em análise de 10 anos, concluíram que as crianças que provinham de uma gravidez em que a mãe não tinha acesso ao sal iodado apresentavam uma queda da capacidade de acumular conhecimento em comparação com crianças cuja mãe tinha acesso ao sal iodado.

➡️Nasceu, entre os especialistas das sociedades de tireoide, a noção de que a suplementação de iodo à gestante é extremamente necessária, usualmente realizada com medicamentos polivitamínicos que contém iodo na faixa de 100 a 200 mcg de iodo por cápsula, o que é suficiente. Essa suplementação deve continuar durante a lactação.

Fonte: Indatir, LATS ( Latin American Thyroid Society) American Thyroid Association ( ATA), European Thyroid Association ( ETA)

*As matérias publicadas no Buddha Spa Blog têm como objetivo informar e não devem substituir a correta orientação individualizada de um médico ou profissional da área.

Conheça as terapias rede Buddha Spa para gestantes e pós parto. 

 

Dra Thaisa Albanesi Santos

Médica Nutróloga, membro da American Academy of Anti -Aging Medicine, e colaboradora da Federação Brasileira de Fisioculturismo – IFBB, responsável pelo Wellness and Health Center, no Buddha Spa Ibirapuera.

Instagram: @DraThaisa

Facebook: DraThaisa Albanesi

Blog: drathaisaalbanesi.com.br

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta