Incenso – o aroma do bem estar

fumaça de incenso colorida

Acender um incenso independe do ato religioso em si, muito embora quando aceso é imediata a sensação do religar através de uma quietude elevada que nos transporta para uma atmosfera divina e uma vibração espiritual.

Mais uma vez partimos da origem do perfume, palavra que deriva do latim “per fumum”, que significa “pela fumaça”; e a palavra “incenso” vem do latim “incensum”, que significa “incendiar” ou “atear fogo”.  Acredita-se que o homem pré-histórico descobriu o perfume, antes mesmo de dominar o fogo e aprendeu a reconhecer a variedade das fragrâncias através das queimadas espontâneas ocorridas nas florestas. Naturalmente ele foi de encontro com as madeiras odoríferas como os cedros, os pinheiros, os ciprestes, as resinas ou gomas aromáticas, tais como olíbano e o bálsamo.

As culturas antigas tinham suas preferências aromáticas por louro, mirra, âmbar, jasmim, sândalo, oliveira, massala, gálbano, estoraque, cânfora, benjoim, onicha, sementes de coentro, aloés (babosa), ervas, açafrão, arruda, alecrim entre outros inúmeros aromas!

Muitos desses ingredientes ainda existem, mas quem tem tempo de correr atrás deles em tempos atuais? A ideia é o prazer e o ato de recriarmos momentos especiais e de conexão com o equilíbrio, a leveza, a alegria e a paz através de inebriantes fragrâncias.

É importante também usar incensos naturais, pois já ficou comprovado que os incensos feitos com determinadas substâncias químicas e com essências sintéticas são altamente tóxicos e contra-indicados para quem sofre de rinite alérgica, asma e bronquite.

Ao invés de você ir para as florestas como faziam os povos antigos os Judeus, Gregos, Budistas, Indianos, Romanos, Árabes, Indígenas… basta ir a sua cozinha com a mesma simplicidade desses povos e com certeza encontrará cheiros bons para queimar! Para um ingrediente ou outro será necessário comprá-los, mas eu darei minhas dicas sobre as misturas, recipientes, os principais conhecimentos da tradição e como fazer.

Não existe uma forma específica para energizar a casa, mas sim uma intenção específica. Portanto se você tiver vontade de fazer um ritual de intenção à melhor maneira é você ficar uns minutos em silêncio e mentalizar boas energias para o seu lar.

Incenso natural:

– Compre pedaços de carvão vegetal.

– Coloque alguns pedaços de carvão uma chapa apropriada para esquentar no fogo baixo do fogão.

– Quando o carvão estiver bem quente, use um apoio para pegá-los e transfira-os para um recipiente apropriado para altas temperaturas como a cerâmica ou similar.

– salpique sobre o carvão aquecido as misturas que forem do seu agrado.

– É importante que os ingredientes aromáticos estejam desidratados.

– Dependendo dos ingredientes, a duração do aroma permanecerá por até duas horas !

– Coloque o incensário em local estratégico e de preferência sobre um móvel baixo, pois dessa forma o aroma irá perdurar por muito mais tempo.

Guia de boas misturas e suas principais indicações:

Tomilho + Alecrim + Resina de Mirra = Superação nos momentos difíceis e limpeza forte do dos ambientes.

Açafrão importado + Canela + Cravo = Coragem, alegria, sorte, desinfeta o ar.

Anis Estrelado + Breuzinho: Atrativo para amor e dinheiro

Chá de jasmim + sândalo em pó = Bom para meditação e para amar

Fava de baunilha + jasmim = Sensual

Camomila + Pétalas de rosas = Harmonia ambiental e para as crianças

Alfazema + Pétalas de rosas =

Harmonia entre várias pessoas

Cipreste + Eucalipto + Pinho = Purifica todos os ambientes, trato respiratório e para meditar

Erva  doce + Gengibre = Afasta quem não nos quer bem e protege o lar.

Louro + Folhas de pitanga + Salsa = Atrai prosperidade

Incenso: Tanto a erva como a resina (pedra) é boa para limpeza em geral.

Patchouli em pó + Sálvia = Inteligência, concentração e poder

Pimentas em geral + Sementes de cacau = Antidepressivo e Sensual

Cascas de limão, laranja, tangerina = Elimina odores e alegra

Capim limão + Cascas de cítricos = Elimina maus odores e alegra.

*As resinas e os pós de sândalo e de patchouli são encontrados nas casas de Umbanda.

– As referências astrais seguem a tradição de várias regiões do mundo, mas faça as suas experienciais de misturas, pois acho importante que todos gostem do aroma quando inalado.

– Se você tiver algum óleo essencial de uma das plantas aqui indicadas é só fazer uma mini barquinha de papel alumínio e colocar bem próximo da brasa do carvão para ele se difundir sem queimar suas propriedades.

Ah!  Na próxima eu vou ensinar a fazer os cones de massala e outras miscelâneas de cheiros….

Até breve!

Imagem superior: seannaber/Flickr

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta