Massagem Shiatsu: O que é, benefícios para corpo e mente e como é feita

Massagem Shiatsu

Você conhece os poderes da massagem Shiatsu? Esta prática originária do Japão utiliza técnicas de pressão e alongamento em pontos específicos do corpo, trazendo benefícios incríveis ao corpo e mente.

Além de tratar e prevenir doenças e distúrbios, o principal objetivo do Shiatsu é normalizar a fluidez da energia vital, regulando o organismo de forma natural e segura.

Essa terapia se enquadra nas práticas da Medicina Tradicional Complementar e Integrativa (MTCI) – denominação utilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – que se refere ao conjunto de práticas de atenção à saúde integral.

Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o Shiatsu, incluindo sua definição, os benefícios da massagem e como é feita.

Continue a leitura e descubra mais sobre essa massagem capaz de proporcionar experiências únicas de relaxamento e equilíbrio em sua vida.

O que é a massagem Shiatsu?

A massagem Shiatsu é uma técnica terapêutica oriental criada a partir da combinação dos termos “Shi”,que significa dedos, e “Atsu”, pressão.

Embora tenha suas raízes na cultura japonesa, essa terapia tem ganhado cada vez mais espaço ao redor do mundo devido à sua capacidade de promover reconexão eequilíbrio entre o corpo e a mente.

Na filosofia oriental, existe um conceito chamado “KI”, a energia vital que permeia todos os seres vivos e universo como um todo.

Essa energia flui pelo corpo formando canais energéticos, chamados “meridianos” – e, segundo especialistas, temos vários meridianos espalhados pelo corpo.

Na massagem Shiatsu são trabalhados os 12 meridianos e mais 2 auxiliares, sendo eles:.

1 – Pulmões;

2 – Coração;

3 – Mestre do coração/pericárdio/circulação-sexo;

4 – Intestino delgado;

5 – Triplo-aquecedor;

6 – Intestino grosso e fino;

7 – Baço-pâncreas;

8 – Fígado;

9 – Rins;

10 – Bexiga;

11 – Vesícula biliar;

12 – Estômago;

Os 2 meridianos auxiliares são:

1 – Vaso-concepção – localizado na parte anterior do corpo;

2 – Vaso-governador – localizado na parte posterior do corpo.

Qual a importância de manter a Energia KI equilibrada?

Ao equilibrarmos a energia Ki, desfrutamos de boa saúde física, mental e intelectual, promovendo harmonia e um senso de bem-estar integral.

No entanto, ao longo da vida, podem ocorrer desalinhamentos nesse fluxo de energia, resultando em déficits ou acúmulo dessa energia em determinadas áreas do corpo, facilitando o surgimento de enfermidades.

Para atingir o objetivo de total relaxamento, é importante ressaltar que essa massagem seja realizada por terapeutas qualificados.

Isso ocorre porque as manobras feitas com dedos, palmas das mãos e cotovelos precisam atingir os pontos certos de energia do seu corpo – e somente um especialista conhece os locais que devem ser pressionados.

Benefícios da massagem Shiatsu

Massagem Shiatsu

Você já deve ter percebido que o Shiatsu é uma massagem poderosa, amplamente utilizada como terapia auxiliar na busca pelo equilíbrio, cura e qualidade de vida.

Os benefícios ocorrem devido às pressões exercidas durante as sessões da massagem, que estimulam o fluxo sanguíneo, liberam endorfina e promovem benefícios incríveis.

Dentre os diversos benefícios dessa terapia, destacam-se o alívio do estresse, dos sintomas de ansiedade e depressão, a melhora da circulação sanguínea, o alívio de dores e tensões musculares, e a promoção da harmonia e bem-estar.

“O Shiatsu não é uma massagem qualquer. Além de promover um profundo estado de relaxamento, essa terapia facilita a circulação energética do corpo, favorecendo os desbloqueios das nossas emoções e processos mentais que podem levar a doenças”, explica a especialista Nayara Medeiros, coordenadora técnica do Buddha Spa.

Como é feita a massagem Shiatsu?

Durante a sessão de Shiatsu, você será conduzida a um ambiente tranquilo e acolhedor. O terapeuta utilizará os dedos, palmas das mãos, cotovelos e até mesmo os joelhos para aplicar pressão em regiões específicas do corpo. Os movimentos são suaves, porém firmes, e podem ser combinados com manobras de pressão, deslizamento e alongamento.

É importante mencionar que a massagem Shiatsu é realizada com o cliente vestido, preferencialmente com roupas leves e confortáveis.

O Shiatsu no Buddha Spa

No Buddha Spa, o Shiatsu é realizado com o auxílio de uma bolsa térmica, onde a água é aquecida a uma temperatura entre 38ºC e 40ºC. A bolsa térmica é envolta em uma toalha macia e alocada por baixo da vestimenta.

Durante a sessão, o terapeuta aplica a bolsa térmica em toda a região da coluna. Esse contato com a pele imprime um toque de acolhimento, conforto e bem-estar, potencializando ainda mais os benefícios terapêuticos do Shiatsu.

Massagem Shiatsu Facial

Além do Shiatsu corporal, temos também o Shiatsu Facial, massagem na região da face realizada com chá de camomila, que contém propriedades calmantes.

Que tal agendar uma sessão?

O Buddha Spa é o refúgio que você precisa para descansar e renovar as energias. Além do Shiatsu, a maior rede de spas do Brasil dispõe de um menu com mais de 30 terapias estéticas e corporais focadas no seu bem-estar.

Unidade Buddha Spa

Agende agora mesmo sua sessão em uma de nossas mais de 60 unidades e vivencie experiências incríveis de relaxamento, harmonia e bem-estar.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta