Hidroterapia – Os Benefícios do Banho de Imersão

Mulher no Spa em banheira fazendo hidroterapia no Buddha Spa

Os spas e as empresas de bem-estar têm um longo histórico de uso da hidroterapia. Agora, em um trabalho publicado no Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública, que revisou 13 pesquisas sobre o tema, os sul-coreanos Jiyeon An, Insook Lee e Yunjeong Yi atestaram definitivamente por que a imersão em água traz tantos benefícios à saúde. O artigo, cujo título é “The thermal effects of water immersion on health outcomes: an investigative review”, investigou nove estudos que utilizaram água quente, um que utilizou água quente e fria e, os demais, água fria.

A hidroterapia envolve o uso de água para alívio da dor e tratamento das condições existentes. A imersão é apenas um método e envolve o uso de água quente e fria na pele, afetando o tecido subjacente e todo o sistema físico.


Principais conclusões do estudo

 

Imersão em Água Quente

  • Melhora a função cardiovascular. Pode ser uma alternativa ao exercício e, mais importante, um tratamento preventivo de saúde.
  • Aumenta o fluxo sanguíneo para os principais órgãos, incluindo cérebro, coração e pulmões.
  • Contribui para melhorar a função cerebral de curto prazo.
  • Melhora a taxa de fluxo sanguíneo e aumenta os níveis de oxihemoglobina.
  • Melhora a oxigenação dos tecidos e fortalece os músculos.

Imersão em Água Fria

  • Tem efeito anestésico.
  • Reduz o estresse e os níveis de força exercidos no corpo e melhora a capacidade de realizar exercícios e movimentações.
  • Apoia a função musculoesquelética de pessoas saudáveis.
  • Atua como um tratamento complementar de reabilitação para pacientes com doenças existentes relacionadas à dor.

Relevância hoje

O COVID-19 deu início a um renovado interesse pela saúde, levando a indústria a antecipar uma demanda por tratamentos que também atuam como terapias preventivas.
Atua como um tratamento preventivo para pessoas saudáveis e uma terapia complementar, ajudando os spas a criar e comercializar uma nova gama de serviços, não apenas para relaxamento, mas também para saúde e bem-estar .


Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu está para lançar uma resolução sobre turismo e transportes, denominada resolução “European Parliament Resolution on Transport and Tourism in 2020”, que inclui um texto que destaca a necessidade de apoiar os resorts europeus na atração de turistas de spa e bem-estar. A resolução estimula a Comissão a financiar mais investigações com base científica para permitir ao setor desenvolver o turismo médico, com o objectivo de reduzir os custos dos cuidados com saúde por meio de medidas preventivas, como a hidroterapia e a balneoterapia.
Esta ação da UE reforça uma visão amplamente difundida na indústria do bem-estar, de que tratamentos como a hidroterapia têm potencial para melhorar a saúde globalmente e devem ser levados a sério como modalidades preventivas.


Sobre o estudo

Nos 13 artigos as alturas de imersão variaram em relação às partes do corpo, com quatro estudos usando imersão na parte inferior do esterno, um no umbigo e oito imersões em apenas partes do corpo. As temperaturas de imersão e os métodos diferiram, como o uso de banheira, balde ou tanque.


Banhos de imersão no Buddha Spa

A cultura da hidroterapia está enraizada no Buddha Spa desde sua fundação. A conclusão a que chegaram os pesquisadores sul-coreanos ratifica estudos científicos anteriores e as diferentes tradições de banho que, ao longo dos séculos, civilizações desenvolveram ao redor do mundo. As unidades do spa oferecem banhos quentes de imersão individuais e para casais, preparados com sais de banho e pétalas de rosa. Com duração de 20 a 30 minutos, são realizados em tinas de madeira ou PVC, acompanhados por taça de vinho ou saquê e frutas secas, proporcionando uma experiência que além dos resultados terapêuticos é extremamente prazerosa.

“A ciência do bem-estar é a base da proposta do nosso spa. Os banhos de imersão são bem representativos neste sentido, pois são comprovadamente benéficos para a saúde e, com o toque especial que damos a todos os nossos serviços, criam momentos únicos para os clientes. É uma terapia muito procurada em nossas unidades”, destaca Gustavo Albanesi, CEO do Buddha Spa.

Exemplo prático da importância que a maior rede de spas urbanos dos Brasil dá aos banhos de imersão é a inclusão deste tratamento nos programas online de curta duração da Plataforma Home Wellness Buddha Spa, lançado em junho com o objetivo de promover conteúdo e rotinas de bem-estar mental para combater problemas como ansiedade, estresse e dificuldade para dormir.


Serviço

Clique nos links abaixo para acessar os serviços e produtos de banhos de imersão do Buddha Spa:

Banho de Imersão Individual – Buddha Spa

Banho de Imersão Casal – Buddha Spa

1 Comentários
Estefani

Como funcionaria no verão? Vejo que o banho é com água quente.

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta